Dicas de SAÚDE. Uma em cada três pessoas no mundo não costuma higienizar as mãos com sabonete após fazer o “número 1 ou o número 2”. Ficou surpreso? Eu também. A pesquisa foi realizada em 64 países, com 62.398 pessoas.
Você sabe qual é a consequência de não lavar as mãos com frequência? Resfriados, gripes, intoxicação alimentar, diarreia e hepatite A. O fato é que este simples hábito é uma questão não só de higiene pessoal como também uma das medidas mais importantes para prevenir doenças.
A boa notícia é que 73% dos brasileiros costumam lavar as mãos após ir ao banheiro. Ufa! Por outro lado, 76% dos chineses e 60% dos sul-coreanos são mais “porquinhos” e não têm esse hábito automático. Calma! Antes de me xingar, lembre-se de que isso é uma pesquisa e não significa que todos têm essa falta de hábito. Na Europa, os gregos são os mais higiênicos (85% lavam as mãos) e os holandeses, os menos (47% não possuem esse hábito automático). Nas Américas, os colombianos são os que mais lavam as mãos: 93%.
Enfim, resolvi escrever esse post para mostrar que infelizmente ainda há pessoas que não tem o hábito de lavar as mãos enraizado no seu dia a dia. Então, o blog Saúde sem Neura resolveu enumerar as principais ocasiões, além do banheiro, que não podemos (de jeito nenhum) se esquecer de lavar as mãos. Quer saber? Leia abaixo!
— Antes e depois de preparar comidas
— Antes de iniciar qualquer refeição
— Antes de tratar qualquer ferida ou machucado
— Antes e depois de entrar em contato com qualquer pessoa doente
— Depois de trocar fraldas ou limpar alguma criança que tenha ido ao banheiro
— Depois de assoar o nariz, tossir, espirrar ou ter contato com qualquer tipo de secreção corporal
— Depois de apertar as mãos de outra pessoa
— Depois de entrar em contato com animais
— Depois de manusear lixo
— Toda a vez que a mão estiver nitidamente com alguma sujeira
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post