Valor adicional é concedido aos aposentados que necessitam da ajuda de terceiros para realizar atividades do dia a dia.
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber um adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria caso necessitem da ajuda de terceiros. Trata-se do auxílio-acompanhante, pago apenas aos aposentados por invalidez ou com incapacidade permanente.
O valor extra foi criado para ajudar financeiramente os segurados nestas condições, na cobertura dos gastos relacionados aos profissionais que cuidam dos idosos. O responsável pela ajuda não precisa ser necessariamente um enfermeiro ou contratado, mas uma pessoa da própria família do beneficiário.
Como pedir o aumento da aposentadoria
Geralmente, o adicional de 25% do INSS é concedido já durante o processo da aposentadoria. Contudo, caso o aposentado não tenha sido contemplado com o benefício, ele pode fazê-lo por meio do site ou aplicativo “Meu INSS”, ou pelo telefone 135.
Em razão da pandemia de coronavírus, as agências da Previdência Social continuam fechadas até o próximo dia 14 de setembro. Nesse caso, o solicitante deve aguardar a reabertura para entrar com o pedido do auxílio-acompanhante.
Sobre a documentação, o INSS exige: CPF e documento de identificação com foto do solicitante, representante ou procurador, termo de representação legal ou procuração, além dos documentos médicos que comprovem a condição do segurado e sua dependência de terceiros para as atividades do dia a dia.
Fonte: Edital Concursos