Foi realizado nesta última sexta-feira (14) formatura de 12 idosos do Núcleo da 3º Idade de Seropédica. A mesa de formatura foi composta pela Magnifica Reitora Ana Dantas, o Professor Antônio Adolfo Gaborcci Bruno, o Professor José Henrique dos Santos, a Professora Lana, Decana de Extensão, a Coordenadora da 3º Idade Professora Lindaura Carvalho, e a Coordenadora do projeto da Universidade Rural Aberta à Terceira Idade (URATI) Professora Suely de Oliveira Schustof.
Dezenas de convidados estiveram presentes, para homenagear os formandos do Grupo da Melhor Idade de Seropédica, a cada entrega do certificado, criava uma emoção diferente, uma alegria estampada na face de cada um, tanto dos formandos, convidados e pela mesa coordenadora do evento. A Professora Suely, a cada vez que entregava o diploma ficava muito feliz, ao escutar a história de cada formando, numa demonstração clara de carinho pelos idosos.
A Rurati é um espaço de convivência para os idosos. O projeto se constitui em três áreas: educacional, saúde e cultura/lazer. Essas três áreas dividem-se em quatro módulos que se repetem ao longo dos quatro períodos complementando as informações que são atividades específicas a cada um deles.
Como, por exemplo, o módulo que é sobre a parte da saúde engloba a saúde física e mental, ou seja, as palestras têm temas a atividades voltados para o envelhecimento biológico e psicológico. São inseridas informações a respeito de doenças crônicas degenerativas e trabalha-se, principalmente, em cima da estimulação da cognição da memória.
Esse é um projeto antigo, o qual começou a entrar em vigor em 1980, quando as universidades do Brasil começaram a implantação do programa aberto à terceira idade. Atualmente em todo território nacional a associação brasileira de universidades abertas estima que haja 150 projetos entre as universidades públicas e as privadas, sendo referência a UFRRJ.
Os 15 idosos que participam do Rurati eram alunos do Núcleo da Melhor Idade do km 50, de Seropédica. Ao executarem um projeto de atividade de extensão em 2011 na UFRRJ foram contemplados para a primeira turma do curso Rurati, e desde então, eles têm acesso a atividades educacionais, físicas, socioculturais, palestras, oficinas e algumas saídas culturais.
A professora de psicologia e coordenadora do programa, Suely de Oliveira Schustoff explica a proposta do projeto. “Nós valorizamos o contato intergeracional que é uma coisa importantíssima. Mesmo eles não se formando em nenhum curso eles têm muitas vezes informações a respeito de disciplina dos alunos da graduação”.
Eles tiveram uma palestra sobre a história da educação no Brasil exatamente para poderem entender porque agora nós precisamos de cotas. Tudo é sempre colocado de uma forma bastante crítica porque esse é o nosso objetivo. Se ainda não desenvolveram nós desenvolveremos isso neles −. As atividades podem ser oferecidas por alunos desde que seja orientado por um professor ou pelos professores. A aluna de Pedagogia e monitora de Psicologia do Desenvolvimento e Aspectos Afetivos, Aline Freitas recentemente proporcionou aos idosos uma palestra sobre a história da educação no Brasil, na qual o seu material foi revisado e orientado quanto à efetivação da palestra. As atividades acontecem toda terça e quinta de 13h às 17h.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post