Milhões de anos se passaram desde que nossos ancestrais vagavam neste solo, e nós temos aprendido bastante sobre eles inclusive com descobertas arqueológicas e antropológicas das quais conseguimos traçar muitas conclusões científicas. Sabemos que temos menos pelos, andar mais ereto e desenvolvemos melhores estruturas faciais que nossos ancestrais Neandertais, Homo erectus e Homo sapiens – mas quais outros fatores afetaram a nossa evolução e adaptação? Aqui estão algumas surpreendentes percepções da vida dos primeiros humanos.
Os Primeiros Humanos Deixaram A África Há Mais De 1 Milhão De Anos
Homo sapiens, ancestrais do homem moderno, se originou na África. A teoria “Out of Africa” (saídos da África) sugere que nossos ancestrais deixaram o continente e migraram para a Europa e Ásia. Fazendo isto, eles começaram a substituir exemplos anteriores de espécies humanas – o Homo Erectus.
Essa migração aconteceu há aproximadamente 80,000 anos. O que é interessante notar é que o Homo erectus (homem ereto) na verdade seguiu exatamente a mesma rota (da África para Eurásia) – mais de 1 milhão de anos atrás. Parece que os Homo sapiens não eram os primeiros a chegarem nesta área.
Homo Sapiens Apenas Tiveram Uma Cultura Por Menos De 50.000 Anos
Muitos antropologistas agora acreditam que os primeiros humanos provavelmente não desenvolveram uma cultura até por volta desta época. Quando consideramos que a Teoria da Eva Mitocondrial sugere que somos todos descendentes de uma mulher do leste africano que viveu por volta de 200-150,000 anos atrás, é chocante!
Homo sapiens evoluíram há mais de 150,000, por volta da era da “eva mitocondrial” o mais recente ancestral materno do povo atualmente na Terra. Isto significa que nossa espécie vagou pelo planeta por um longo período antes de desenvolvermos a arte, a linguagem rudimentar por símbolos, ornamentos e ferramentas de ossos. Humanos pré-culturais tinham sofisticadas ferramentas e fogo, mas antropologistas acreditam que eles somente inventaram a linguagem após a explosão cultural.
Primeiros Humanos Tinham Pobre Diversidade Genética
A raça humana está entre as espécies menos diversas geneticamente falando, principalmente porque nós provavelmente descendemos de um pequeno grupo de primeiros homens que viveu no leste Africano.
Geneticistas populacionais descrevem a diversidade genética com um método chamado “tamanho efetivo populacional”. Basicamente, tamanho efetivo populacional é saber de quantas pessoas você precisaria para reproduzir a diversidade genética de nossa população geral. Para humanos, este número é bem baixo e gira em torno de 15,000 indivíduos. Isto é uma loucura quando consideramos que o tamanho populacional atual é de 7 bilhões. Se comparado com ratos, algumas espécies deles têm um tamanho efetivo populacional de 733,000!
A População Humana Teve Uma Queda De 80,000 Anos Atrás
Por volta de 80,000 anos atrás houve uma drástica redução no tamanho da população humana. Arqueólogos ainda não têm 100% de certeza sobre o que causou este declínio, mas com certeza foi algo nada bonito.
Alguns dizem que pode ter havido uma grande erupção vulcânica que encheu o ar com milhões de partículas de cinzas, bloqueando a emissão de calor do sol por muitos anos e por isso criou temperaturas congelantes que afetaram severamente a vida e o crescimento populacional na Terra naquele período.
Nossos Ancestrais Eram Mais Desenvolvidos Do Que Você Esperava
Durante esse tempo nossos ancestrais eram primatas de cérebros pequenos que muitos acreditam sobreviverem do que conseguiam encontrar: comida que a terra produziu ou a carne que vinha de animais já mortos por causas naturais ou foram deixados para trás por outros predadores maiores.
Fogo
Como sabemos, existem poucas coisas que nos separam dos nossos animais homólogos – isso inclui andar com as duas pernas, criar e usar ferramentas de pedras, e ser hábil a manipular o elemento natural fogo.
A evidência de uso do fogo como uma ferramenta veio da descoberta de arqueólogos das ferramentas de sílex da Era das Pedras, as quais eram usadas tanto para criar fogo como para raspar e cortar carne.
Nós Podemos Ter Genes Neandertais
Neandertais são os nossos parentes extintos mais próximos. Os nossos bem-conhecidos, mas muitas vezes incompreendidos ancestrais, viveram na Europa e Ásia já há 200,000 anos até mais ou menos 30,000 anos atrás. Enquanto a aparência dos Neandertais era levemente parecida com a nossa, sendo que eles eram menores e atarracados com mandíbulas angulosas, com testas proeminentes e narizes largos.
Homo Sapiens Sempre Evoluem
Evolução humana é um processo estendido de mudança que sugere que humanos se originaram de seus ancestrais parecidos com macacos. Evidência científica mostra que traços físicos e comportamentais compartilhados por todas as pessoas têm como raiz esses ancestrais e evoluíram por um longo período.
Os Diferentes Tipos De Comida Possibilitaram A Nossa Evolução
Um dos primeiros fatores da evolução é a comida consumida. No passado, após viajar longas distâncias e se adaptar a novos lugares, a dieta dos nossos ancestrais mudou de acordo com a comida disponível a eles. Sua dieta inicialmente consistia em nozes, sementes, peixes, insetos e pequenos animais – fornecendo a fundação que ajudou na evolução de nosso cérebro, e desenvolveu a nossa inteligência. Isto resultou que os primeiros humanos passaram a desenvolver ferramentas e a usar o fogo, os quais ajudaram o trem da evolução continuar a todo vapor.
Nossos Punhos Evoluíram Frequentemente Para Dar Socos
Considerando que nossas faces evoluíram com o objetivo de receber socos na cara – assim há sentido que a parte do nosso corpo usada para entregar o soco também evoluísse. A noção que a evolução moldou nossas mãos, não para habilidades, mas sim para formar punhos, emergiu recentemente do estudo das mudanças anatômicas nos humanos. O estudo sugere que por volta do mesmo tempo que começamos a andar eretos, nossas mãos se tonaram curtas e quadradas com dedões opostos.
A Face Humana Evoluiu Para Receber Socos
Apesar de milhões de anos atrás, as batalhas e lutas de socos eram bastante comuns, e pesquisa sugere que as batalhas entre humanos em geral eram bastante brutais.
Assim, faz sentido que nossas faces tenham evoluído para que pudessem receber socos na cara.
Roupas
Enquanto datas exatas são difíceis de se obter, estudos descobriram quando os nossos ancestrais humanos começaram a usar peles de animais para manter o calor. A necessidade deve ter surgido algum tempo após a perda de grande porção de pelos do corpo.
Habilidades Linguísticas
Existem alguns cientistas que acreditam que traços de comunicação e o uso de línguas surgiram de um dialeto comum falado pelos nossos ancestrais quando eles ainda estavam na África. Essa língua talvez tenha sido feita de sons e grunhidos em oposição a palavras formais, mas era certamente usada como meio de instrução e expressão.
Com mais de 5000 mil diferentes línguas faladas no mundo hoje, esse conceito é altamente provável. Linguistas e antropologistas sugerem que a língua humana provavelmente começou a se desenvolver em torno de 100,000 anos atrás.
Antropologistas Retificam Data Em Que Os Primeiros Homens Começaram A Caçar Por Carne Para 2 Milhões De Anos Atrás
Evidências de um antigo açougue em um sítio arqueológico na Tanzânia mostra que os primeiros homens eram capazes de emboscar manadas de animais até aproximadamente 1.6 mihões de anos antes do que anteriormente pensado.
Nos Erámos “Hobbits” (Quase)
Uma espécie humana parecida com hobbits viveu há aproximadamente 18,000 anos, de acordo com pesquisadores australianos e indonésios.
Embora estejam ficando mais inteligentes, nossos cérebros estão ficando mais compactos, explica o pesquisador da Universidade de Wisconsin, John Hawkes, a redução no tamanho provavelmente se correlaciona com nosso decréscimo no tamanho físico.
De Quarto Pernas Para Duas
Canhotos Competem, Destros Cooperam
Ferramentas De Pedra
A criação e uso de ferramentas de pedra pelos nossos ancestrais é estimada a ter ocorrido há 2.6 milhões de anos. Em Dikika, Etiópia, todavia, pesquisadores encontraram fósseis de animais com possíveis marcas feitas por ferramentas de açougue de pelo menos 3.4 milhões de anos atrás.
Alienígenas Entre Nós
Gênios com cérebros longos podem ter andado pela Terra antes de nós. Em 1913, cientistas revelaram fragmentos de crânios com aparência estranha que mais tarde determinou-se que deviam pertencer à parte traseira de rostos infantis.
Os Primeiros Humanos Tinham Uma Diversidade Genética Extremamente Baixa
Apesar de se ter descoberto uma variedade de espécies humanas, as descobertas não diferem tanto em termos de composição genética. O raciocínio científico se sustenta no fato de que nós (e todos os nossos ancestrais) viemos de um mesmo local no leste da África, de onde se assume que todos os ancestrais primatas viveram.
Humanos Navegaram O Oceano Indico Em Barcos Há 50,000 Anos
Parece que viagem e navegação eram bastante comuns para nossos ancestrais, mas essa descoberta foi uma façanha memorável.
Não existem evidência que o Homo sapiens viajou para a Austrália 50,000 anos atrás e se eles faziam isto era sem o uso de mapas, gps – ou qualquer experiência em viagens marítimas até onde se sabe!
Os Tamanhos Dos Nossos Dentes Diminuíram Enquanto Os Do Nosso Cérebro Cresceu
A mudança mais notável em nossa evolução e adaptação foi o crescimento do tamanho do cérebro humano com o decréscimo simultâneo do tamanho dos nossos dentes. Esse traço evolucional veio como uma surpresa para os cientistas que notaram a tendência oposta a outros animais dos quais o cérebro e dentes cresceram conjuntamente entre eles.
A Longevidade Humana Pode Ser Causada Por Um Metabolismo Lento
No mundo que vivemos hoje com uma obsessão em dietas e saúde, somos frequentemente levados a crer que o melhor é comer várias pequenas porções durante o dia de forma a aumentar a velocidade do metabolismo para perder peso. A verdade científica, porém, é que o metabolismo lento é a bem da verdade a chave para que nós possamos viver mais que outros animais.
Uma Important Proteína Evolucionária
DUF 1220 é uma proteína que talvez seja essencial no desenvolvimento e na evolução do cérebro humano. Esta noção vem do entendimento de que os seres humanos têm em excesso 270 cópias
de DUF em seus cérebros, enquanto nossos primos primatas, como os chimpanzés e gorilas têm um pouco menos cópias dessa proteína em seus cérebros. Com pesquisas mais avançadas não temos nenhuma dúvida que os cientistas irão ligar a inteligência humana a esta mesma proteína, explicando a disparidade entre nós e outros animais.
Nossa Habilidade De “Lançar” Evoluiu Desde Nossos Extintos Ancestrais
Pesquisa mostra que o ombro humano simula um estilingue ao guardar e liberar energia durante um lançamento. O torso, o ombro,
Crescimento Populacional
Levou-se 100,000 anos para que a população mundial alcançasse 1 bilhão. Isto pode parecer muito, mas quando olhamos para outros fatos nós iremos ver que levou somente
Por Quê Temos Arrepios?
Enquanto tenta-se determinar nossas adaptações e evolução dos nossos ancestrais parecidos com macacos, pessoas têm descoberto muitos traços humanos, incluindo órgãos e comportamentos, perderam muitos de seus usos originais em razão das evoluções. Isto inclui órgãos como o apêndice, os sisos, o osso da cauda, como também reflexos comportamentais, como a formação de arrepios embaixo da pele.
Por Quê Os Humanos Se Tornaram Bípedes?
Andar com as duas pernas é o que nos diferenciou dos outros macacos, mas ainda não existem uma quantidade expressiva que respondem o porquê do acontecimento deste desenvolvimento. O bipedismo – um nome chique para
Arrepios São Uma Nova Característica
Alguns Pés São Mais Evoluídos Do Que Outros
Uma Explosão Populacional Está Aí
Levou-se 100,000 anos para a população alcançar 1 bilhão de pessoas. E levou somente 133 anos para que se alcançasse o segundo bilhão, e 44 anos após isto este número dobrou novamente.
O Teste De Paternidade Original
Olhos azuis não ficam bem somente em Frank Sinatra; Cientistas acreditam que eles tiveram papel vital quando se testava a paternidade de bebês.