Um dos astros fará a terceira passagem mais próxima da Terra na história; fenômeno acontece a 3,5 milhões de quilômetros
O nosso planeta será palco de dois eventos astronômicos entre esta segunda-feira (21) e esta terça (22). Nos dois dias, dois cometas passarão pela Terra a distâncias relativamente bem pequenas.
Nesta segunda, foi a vez do 252P/LINEAR que pôde ser visto a partir de pequenos telescópios ou até de binóculos no Hemisfério Norte aproximadamente às 9h14 no horário de Brasília. O cometa passou a uma distância de 5,2 milhões de quilômetros, cerca de 14 vezes do planeta até a Lua.
á na terça, poderá ser visto por volta das 11h30, com telescópios um pouco mais sofisticados, o P/2016 BA14 (PANSTARRS), corpo celeste que passará pela Terra a uma distância de 3,5 milhões de quilômetros, quase nove vezes do planeta para a nossa lua.
A aproximação destes cometas é bem importante já que os dois contarão com as passagens com as menores distâncias da Terra em muitos anos. O P/2016 BA14, por exemplo, é o terceiro cometa a passar mais próximo do planeta na história, ficando atrás apenas do Lexell, de 1770, e do C/1983 H1, de 1983.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post