‘Filhos Conectados’ foi criado pelo NIC.br e tem duração de três horas; para acessar o material gratuito, basta se cadastrar no site oficial
Alguns sites e aplicativos já oferecem a função de controle parental. Foto: Shutterstock
Crianças e adolescentes conectados
Segundo a ONG, a ideia do curso veio com a divulgação dos resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, que mostrou que 89% dos indivíduos de 9 a 17 anos, já são usuários da web. Em números reais, isso significa que mais de 24 milhões de crianças e adolescentes estão conectados às redes.
Outro dado impressionante do estudo é o fato de 43% dos entrevistados já terem visto outras pessoas sendo discriminadas na web, seja pela cor ou pela aparência física. Além disso, 27% das meninas e 17% dos meninos que participaram do levantamento afirmaram ter tido acesso a conteúdo de violência no ambiente digital.
Para Kelli Angelini, uma das instrutoras e idealizadora do curso, “ainda há muito o que conhecer e fazer quando falamos em educação de crianças e adolescentes no mundo digital, já que isso significa que vivem com o mundo ao alcance das mãos. Orientar os pais e responsáveis é tão importante quanto orientar os pequenos”, comenta.
O site do NIC também oferece diversos cursos de capacitação, mas todos com foco na segurança digital. Atualmente, o curso “o papel das TICs para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU” também está aberto para inscrições.
Fonte: OLHAR DIGITAL
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo