Quando o sistema imunológico não funciona adequadamente, ele diminui a sua capacidade de combater doenças
Diante da pandemia do novo coronavírus, uma das maiores recomendações atuais é deixar o sistema imunológico forte para evitar doenças.
A coluna Na Medida convidou o nutricionista Sidney Veloso para dar orientações no intuito de manter o corpo forte contra o Covid-19 e outras enfermidades.
O sistema imunológico é um conjunto de elementos existentes no corpo humano que interagem entre si e têm, como objetivo, defender o corpo contra doenças, vírus, bactérias, micróbios e outras ameaças.
Ele serve como um escudo ou uma barreira que nos protege de seres indesejáveis, os antígenos, que tentam invadir o nosso corpo. Assim, representa a defesa do corpo humano.
Quando não funciona adequadamente, ele diminui a sua capacidade de “vencer” essas intempéries. Caso contrário, ficaríamos mais vulneráveis a doenças.
É importante entender: para fortalecer o sistema imunológico e evitar problemas com baixa imunidade, é preciso atenção especial à alimentação, aos hábitos de vida e à saúde em geral.
A imunidade não fica melhor de uma hora para outra. É necessário adquirir hábitos de bem-estar e mantê-los na rotina diária. Gosto de ressaltar aos meus pacientes o quanto é importante a prevenção, porque muitas dessas ações demandam tempo.
Não adianta destruir a imunidade com bebida, noites mal dormidas, alimentos industrializados, sedentarismo, tabagismo e, depois, querer se encher de vitaminas.
Às dicas!
Priorize comida de verdade
Coma frutas, verduras, arroz, feijão, batata, mandioca e proteínas de alta valor biológico, caso de peixes, frango e ovos.
Ômega 3
A ingestão de ômega 3 é recomendada. Porém, é bom observar a quantidade de DHA. Faça ingestão de 1g a 2g diariamente.
Extrato de própolis + gengibre
Cerca de 30 gotas de extrato de própolis verde alcoólico, diariamente, também é benéfico ao organismo. O gengibre é outro excelente anti inflamatório natural.
Vitaminas
Ingerir vitamina D, vitamina K, coenzima Q10 e vitamina C ajuda consideravelmente (antes, é importante fazer exame de sangue para análise de doses).
Além disso, aconselho hidratação, atividade física regular e sono
Fonte: Metrópoles
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo