O Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu) está com inscrições abertas para o Processo Eleitoral para o biênio 2017-2018. Serão eleitos representantes dos Usuários da Água, da Sociedade Civil e do Poder Público, além da diretoria colegiada do Comitê, responsável por discutir, de forma democrática e participativa, a gestão de recursos hídricos na Região Hidrográfica-II (RH-II).
Ao todo, serão preenchidas 14 vagas para representantes dos Usuários de Água, 11 para Sociedade Civil e 11 para o Poder Público, totalizando 36 cadeiras. Além dos titulares, cada instituição terá um suplente.
Diretor Executivo do Comitê Guandu, o geólogo Decio Tubbs avalia que a gestão pode evoluir se estiver cada vez mais próxima das comunidades locais.
“Um ponto importante que o Comitê tem buscado, desde a última alteração em seu regimento, é a maior participação dos municípios. Adicionamos mais duas vagas – e duas outras de suplência – exclusivas para este segmento do poder público. Afinal, a nossa visão de bacia hidrográfica precisa estar alinhada com a realidade de cada uma das quinze cidades que integram nossa área de atuação.”, afirmou Tubbs.
Todas as orientações necessárias sobre quem pode participar do processo eleitoral para a indicação dos novos membros do plenário e da diretoria colegiada do Comitê Guandu estão disponíveis no site do Comitê Guandu.
O Comitê Guandu
Criado em 3 de abril de 2002, através de um decreto do governo estadual, o Comitê é um órgão colegiado que reúne a sociedade em busca de soluções para questões relacionadas aos recursos hídricos – e também temas como o meio ambiente – na região das bacias hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim. Prestes a completar 15 anos, a instituição é uma das referências na gestão das águas no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Saiba mais em www.comiteguandu.org.br.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post