Pesquisadores brasileiros e estrangeiros vão se reunir em Campinas, SP, nos dias 12 e 13 de fevereiro, para apresentar resultados de pesquisa que demonstram o real impacto dos sistemas de produção animal na América Latina em relação ao efeito estufa e tecnologias para redução de emissões e adaptação da pecuária às novas condições climáticas. Os dados serão divulgados durante o workshop internacional a respeito dos impactos da produção animal sobre as mudanças climáticas, que ocorre na Embrapa Informática Agropecuária.
Pesquisas indicam que o manejo adequado da pastagem, o aumento da produtividade e a consequente redução da demanda por novas áreas de pastagens têm contribuído para uma pecuária brasileira mais sustentável, com redução, principalmente, das emissões de gases de efeito estufa. Os relatos de pesquisa apresentados no workshop devem confirmar estas informações e estabelecer os índices mais atualizados a respeito do tema.
Tecnologias já disponíveis permitem o aumento do sequestro de carbono no solo, como a recuperação de pastagens degradadas e o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). No caso da redução da emissão de metano, ela ocorre, por exemplo, quando o produtor faz a suplementação do gado com concentrado, fornece forragem de melhor qualidade e utiliza boas práticas de manejo animal. Além da redução da emissão dos gases de efeito estufa, a adoção dessas e outras tecnologias tem a vantagem de aumentar a eficiência dos sistemas de produção e, consequentemente, melhorar o retorno financeiro para o pecuarista.
A programação inclui projeções climáticas para a América Latina em diferentes cenários e suas implicações para o setor de produção animal, estratégias de adaptação e mitigação, perspectivas socioeconômicas, de inventário e políticas, além de definição de estratégias para o setor de produção animal com foco na adaptação às mudanças climáticas, redução das emissões de gases de efeito estufa e aumento da produtividade.
O evento é uma ação do projeto internacional AnimalChange, realizado em parceria com a Embrapa. O público-alvo são profissionais das áreas de pesquisa, indústria, extensão e formulação de políticas públicas.
Em 2015, mudanças climáticas devem ser um dos principais temas de debate entre cientistas em todo o mundo, já que, em dezembro, na França, será discutido um novo acordo sobre o clima. Os impactos da agropecuária e alternativas de mitigação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) devem fazer parte dessa agenda de debates.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet até 27 de janeiro. Mais informações sobre o workshop podem ser consultadas no endereço <http://www.animalchange.eu/Content/Campinas2015_pt.html>.
AnimalChange
O projeto de pesquisa AnimalChange reúne cientistas da Europa, África, Ásia e Brasil para integrar opções para a produção animal sustentável. O programa tem o objetivo de quantificar a emissão de gases do efeito estufa em várias regiões do planeta e em diferentes sistemas de produção.
Liderado no País pela Embrapa Informática Agropecuária, é integrado pela Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM), Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), Embrapa Pantanal (Corumbá, MS) e Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP).
Serviço:
Workshop Produção Animal e Mudanças Climáticas na América Latina (Livestock and Climate Change Workshop)
Data: 12 e 13 de fevereiro de 2015
Local: Embrapa Informática Agropecuária. Av. André Tosello, nº 209, campus da Unicamp – Barão Geraldo, Campinas, São Paulo, Brasil
Gisele Rosso (MTb/3091)
Embrapa Pecuária Sudeste
pecuaria-sudeste.imprensa@embrapa.br
Telefone: (16) 3411 5625
Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Embrapa Informática Agropecuária
informatica-agropecuaria.imprensa@embrapa.br
Telefone: (19) 3211-5747
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post