Cientistas descobrem “Segunda Terra” onde pode ter vida alienígena
24 de agosto de 2016

Essa “Segunda Terra” está localizada em órbita na estrela Proxima Centauri, pertencente ao sistema da estrela Alpha Centauri, a aproximadamente 4 anos-luz do nosso planeta.

naom_57bdd96d750d7

Cientistas do Observatório Europeu do Sul (ESO) anunciaram nesta quarta-feira (24), a descoberta de um exoplaneta com características muito semelhante ao planeta Terra, informa o jornal alemão Der Spiegel.

De acordo com a publicação, a “Segunda Terra” está localizada em órbita na estrela Proxima Centauri, pertencente ao sistema da estrela Alpha Centauri, a aproximadamente 4 anos-luz do nosso planeta, uma distância relativamente pequena no espaço.

A existência da “Segunda Terra” abre inúmeras possibilidades de novas descobertas como, por exemplo, a existência ou não de vida extraterrestre.

De acordo com o estudo sobre a descoberta, publicado na revista “Nature”, os seus autores explicam que o planeta recém-descoberto, batizado de Proxima b, tem massa apenas cerca de 30% maior que a da Terra e que as condições de temperatura lá, teoricamente, permitem a existência de água em estado líquido na sua superfície.

Os pesquisadores explicam que a descoberta identificou a presença de um planeta quente e de massa parecida com a da Terra, que orbita a estrela Proxima Centauri a cada 11,2 dias, a uma distância de 7,5 milhões de quilômetros, o que representa apenas 5% da distância entre a Terra e o Sol.

O Proxima B, nome dado ao planeta descoberto, está próximo do nosso Sistema Solar, a uma distância de quatro anos-luz. Isso indica, segundo cientistas, que futuramente poderemos viajar para visitar a “Segunda Terra”.