Submarino Riachuelo tem autonomia de mais de 70 dias e será usado no patrulhamento do litoral brasileiro, também chamado de Amazônia Azul.
O presidente Michel Temer e o presidente eleito Jair Bolsonaro participaram na manhã desta sexta-feira (14) da cerimônia de lançamento do submarino Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí, litoral sul do Rio de Janeiro.
De acordo com a Marinha, o submarino tem autonomia de mais de 70 dias e será usado no patrulhamento do litoral brasileiro, também chamado de Amazônia Azul. O submarino será lançado ao mar nesta sexta.
A primeira-dama, Marcela Temer, batizou o submarino quebrando uma garrafa champagne contra seu casco. “Que Deus abençoe este submarino e todos os marinheiros que aqui navegarem”, disse a primeira-dama.
Também participaram da cerimônia, o almirante de esquadra, Eduardo Bacellar, comandante da Marinha, os ministros Moreira Franco (Minas e Energia); general Joaquim Silva e Luna (Defesa); Raul Jungmann(Segurança Pública) e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.
“O batismo inaugura uma nova fase de preparação. Ao longo dos próximos meses, serão realizados testes de porto e de cais, e em breve o Riachuelo será um novo instrumento em uso do mar e estratégias nacionais de defesa”, disse o comandante da Marinha.
O presidente Michel Temer disse que o Riachuelo é fundamental para estratégias de defesa do Brasil e para desenvolvimento tecnológico.