O Projeto Ginga Firme de Capoeira fica localizado no Condomínio Jardim das Acácias, Bairro Santa Sofia em Seropédica
O projeto Social Ginga Firme foi criado pelo Mestre Marcão e por Reinaldo Alves, conhecido como Munitor Blayd. “Este Projeto já tem tres anos, e foi feito para ajudar nossas crianças a não entrar no mundo do crime e nem do vicio. Hoje temos 78 participantes entre crianças adolescentes e adultos. Este projeto tem o apoio do Deputado Federal Wilson Beserra, Wattyla Cebolinha e Xandão, sendo de fundamental importância para continuação de nossos trabalho. Este projeto tem ajudado nossas crianças como relatam seus pais, porque o jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, tirando a agressividade e a violência entre os jovens”. destaca Munitor Blayd.
O Mestre Marcão e Presidente do Ginga Firme, agradece a todos que participam deste grande projeto, aos pais das crianças que incentivam. Agradeço também aos Capoeiristas que nos ajudam, muitos deles vieram de outros municípios como Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Itaguaí, e aqui esta presente muito deles como: “Mestre Esquilo, Mestrando Esquilo Novo, Mestre Rução, Mestrando parafina, Estagiário Neguinho, entre outro Mestres de capoeira que são de suma importância para este projeto. As crianças se sentem bem aqui, muitos trazem seus cadernos da escola mostrando as notas boas que recebem de seus professores, como fosse um troféu, é isso nos deixa muito orgulhosos e que vimos que nosso trabalho é útil para sociedade” agradece Marcão.
O Deputado Federal Wilson Beserra é um grande incentivador dos projetos voltados para o esporte e educação infantil e adulta. Alguns projetos de Wilson está tramitando na Câmara dos deputados para melhoria da área esportiva da UFRRJ, que poderá ser usada pela população do município de Seropédica e sendo monitorada pelos professores de Educação Física da rural.
Wilson fala que este projeto da capoeira é um dos caminhos para a transformação da sociedade, e acredita que com o desenvolvimento de uma proposta pedagógica e lúdica vai valorizar o respeito a diversidade étnico-racial, cultural e social de cada indivíduo, cada criança vai encontrar o equilíbrio entre o real e o imaginário. Com isso, vai se descobrir como um agente formador e reprodutor da cultura brasileira e do saber.”
Foi no século 16 que a Capoeira surgiu pela primeira vez em terras brasileiras. Mistura de forma de luta e culto religioso, ela veio junto dos negros que, originários da África, foram trazidos aos milhares para o trabalho escravo. Naturalmente, eles não tinham liberdade alguma de praticar suas tradições, por isso, a Capoeira era então apresentada de modo disfarçado, como se fosse uma dança com canto e mais nada. Aos poucos, porém, ela acabou por vingar em todo o Brasil, ganhando diversidade de estilos. Um dos mais populares (e antigos) é chamado de Capoeira Angola, caracterizado por golpes baixos, rentes ao chão, e animado pela música de ritmo lento.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post