Há alguns anos, o Prof. Sam Van Aken Sam estava passeando pela maior plantação de frutas do estado de Nova York e se perguntou, enquanto olhava para a imensa extensão de terra necessária para o cultivo, se seria possível produzir vários tipos de frutas em uma única árvore. Este pensamento o conduziu a um projeto exclusivo que levou cinco anos para ser concluído, e seus frutos (trocadilho intencional) são colhidos hoje: o desenvolvimento de uma árvore que pode produzir 40 tipos diferentes de frutas.
O processo de Aken incluiu plantar as árvores que ele queria combinar através de enxertos, cortando alguns dos ramos e enxertando-os de uma forma única na árvore principal. Seu sucesso ao longo do caminho levou a árvore a co-gerar uma variedade de frutas: cerejas, nectarinas, amêndoas, pêssegos, ameixas, etc.
Uma vez que cada planta requer diferentes níveis de irrigação e cuidado, Aken mantém um diário que registra a situação de cada planta, a quantidade de água de que necessita e quando.
A primeira árvore transplantada de Aken tem mais de nove anos de idade, e seu sucesso levou-o a criar mais dezesseis espécimes.
A maioria destas árvores estão plantadas em museus, centros culturais e comunitários nos Estados Unidos. O próximo passo do plano de Aken envolve iniciar uma plantação dessas árvores, como uma homenagem à plantação que lhe deu a ideia original.
Assista a este vídeo sobre o projeto de Aken:
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post