A Muralha de Todas as MuralhasA Grande Muralha da China é um conjunto de fortificações feitas de pedra, tijolos, taipa, madeira e outros materiais, construída na direção Leste-Oeste, através das fronteiras históricas da China. Foi feita assim, em parte, para proteger o Império Chinês e suas províncias nascentes contra a penetração de vários grupos nômades ou incursões militares por parte de vários povos guerreiros da região.
É a maior estrutura do planeta feita por mãos humanas e, ainda que não possa ser vista do espaço (conforme reza a lenda urbana), é uma bela e impressionante obra de engenharia militar. Confira!
|
No século VII antes da Era Comum, várias muralhas foram construídas e, mais tarde, reunidas para formar a edificação maior, mais forte e contínua que hoje é chamada coletivamente de Grande Muralha. A muralha mais famosa foi a erguida entre 220-206 antes da Era Comum pelo primeiro Imperador da China, Qin Shi Huang. Pouco restou daquela construção. Desde então, a Muralha tem sido reconstruída, reforçada, mantida e aperfeiçoada. A maior parte da presente edificação foi reconstruída durante a Dinastia Ming. |
A Grande Muralha se estende desde Shanhaiguan, no Leste, até o Lago Lop, no Oeste, ao longo de um arco que delineia, aproximadamente, a borda sudoeste da Mongólia. Uma grande expedição arqueológica, empregando tecnologia avançada, concluiu que as muralhas da Dinastia Ming medem 8,850km de extensão, sendo compostas por 6,259km de muralhas propriamente ditas, 359km de trincheiras e 2,232km de barreiras naturais, como morros e rios. Outro estudo arqueológico demonstrou que a muralha inteira, com tudo o que a compõe, possui uma extensão de 21,196km. |
As outras finalidades da Grande Muralha incluíam controle das fronteiras, permitiam a imposição de taxas sobre bens transportados ao longo da Rota da Seda, regulamentação e estímulo aos negócios e controles sobre emigração e imigração. Além disso, as características defensivas da Grande Muralha foram realçadas através da construção de torres de vigia, quartéis militares, guarnições, capacidade de comunicação via sinais de fumaça ou de fogo, e o fato de que o espaço central da muralha também servia como via de transporte.
|
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post