Um homem quer reformar sua casa e descobre que 20 mil pessoas viviam atrás de uma parede no seu porão.
Algumas pessoas usam o porão para guardar garrafas de vinho ou talvez coisas antigas herdadas dos avós. Mas um homem na Turquia descobriu sem querer uma cidade inteira escondida no seu porão. Ela foi descoberta em 1963 na cidade de Derinkuyu, na província de Nevşehir, também conhecida como Capadócia. Uma casa antiga precisava ser reformada e durante as obras no porão uma parede foi derrubada. Atrás dela havia uma sala que ninguém na casa sabia que existia. Mas quando entraram na sala, eles logo perceberam que não se tratava apenas de um cômodo, mas de uma cidade inteira!
Trata-se da cidade subterrânea de Derinkuyu. Desde então, 8 andares foram descobertos. Os níveis superiores eram compostos principalmente de dormitórios, mas como toda cidade havia muito mais ali: prensas de vinho, um complexo de mosteiros e nos andares mais profundos até mesmo uma igreja.
Até mesmo animais domésticos viviam embaixo da terra. Para que pessoas e animais não morressem por falta de oxigênio, um complexo sistema de ventilação foi construído. Arqueólogos supõem que até 20 mil pessoas podiam morar ali. Acredita-se que apenas um quarto de toda a cidade tenha sido escavada.
Cerca de 50 cidades como essa devem existir na Capadócia. Derinkuyu é inclusive interligada a uma delas: um túnel de cerca de 8 km faz a ligação com a cidade de Kaymakli.
Uma das várias teorias para a função de Derinkuyu é que a cidade subterrânea tenha servido para cristãos se esconderem da perseguição pelos otomanos. Pesadas portas de pedra encontradas em alguns andares são os principais indícios para comprovar essa hipótese.
Outros arqueólogos acreditam, entretanto, que Derinkuyu é na verdade bem mais antiga e teria sido construída há cerca de 4.000 anos pelos hititas, povo que habitou a região na época.
A cidade subterrânea se tornou um visitado local turístico.
Talvez a verdadeira história do surgimento dessa cidade subterrânea nunca seja totalmente esclarecida. Mas isso não impede que continuemos admirando os consideráveis trabalho e engenhosidade de quem construiu algo tão complexo há tanto tempo. Se esse inacreditável segredo que se esconde debaixo da terra há séculos também te impressionou, compartilhe essa fantástica descoberta com todos que você conhece.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post