O freio deve ser usado quando você não pode reduzir a velocidade do veículo de outra maneira. Se houver distância suficiente, simplesmente tire o pé do acelerador e permita que a gravidade e a fricção do ar diminuam a velocidade. Fazendo assim, você poupará gasolina e aumentará a vida do seu freio.
A maioria dos carros é projetada para atingir o melhor nível de consumo de gasolina quando está andando a 80km/h. Portanto, se você se mantiver nessa velocidade, estará poupando um bom dinheiro.
5. Esvazie o porta-malas
Quanto mais pesado o carro, mais gasolina ele precisa para se mover. Portanto, remova do porta-malas tudo o que você não precisa, deixando apenas o essencial.
6. Não há necessidade de encher o tanque até a borda
Você pode achar que leva alguma vantagem dar aquela última apertada na mangueira para encher o tanque, não é? Porém, a maior parte dela é desperdiçada. Combustível em excesso volta para a bomba de gasolina para evitar vazamento, e um tanque excessivamente cheio perde gasolina através de vazamento de vapor.
7. Nunca deixe o carro parado com o motor ligado
Deixar o carro parado com motor ligado é uma prática ilegal em muitos lugares. Se não for onde você vive, deveria ser. Se você deixa seu carro em funcionamento enquanto vai a algum lugar, mesmo que seja por alguns minutos, gire a chave de ignição e desligue o motor. Um carro ligado e parado desperdiça combustível, tem a sua vida encurtada e polui o ambiente sem necessidade.
8. Desligue o ar-condicionado
Se você precisa de ventilação, desligue o ar condicionado e abra as janelas – é muito mais eficaz. Fazendo o seu carro funcionar com o ar no nível máximo pode aumentar o consumo de gasolina em até 25%. Lembre-se, porém, que as janelas totalmente abaixadas criam resistência, que faz com que o veículo gasta mais gasolina também. Portanto, abra as janelas pela metade.
9. Seu carro tem piloto automático? Use-o!
Dirigir sem cruise control (controle de cruzeiro, piloto automático) é menos eficiente, resultando em maior consumo de gasolina. Se você sabe que vai dirigir a determinada velocidade por algum tempo, acione o piloto automático e aproveite a viagem mais barata.
10. Mantenha os pneus calibrados
Pneus adequadamente calibrados podem economizar até 3,3% do consumo de combustível, além de durarem mais tempo. Se os pneus do seu carro não estiverem calibrados como o recomendado, você irá gastar combustível numa proporção de 0,3% para cada 1 polegada quadrada que falta.
11. A manutenção é muito importante
A troca de óleo a cada 8.000 – 1.000 km é normal para os carros modernos. Na mesma ocasião, aproveite para mudar os filtros, velas e outras peças que farão com que seu carro ronrone como um gatinho feliz, e poupe seu dinheiro também.
12. Gasolina barata é melhor
No passado a gasolina tipo “premium” continha aditivos e substâncias que reduziam os depósitos de carbono no motor. Atualmente, todos os tipos de gasolina contêm esses aditivos. Portanto, a menos que que o seu carro necessite especificamente combustível “premium”, você pode usar o comum e economizar no seu bolso.
13. Mantenha os pneus alinhados
Pneus desalinhados, mesmo que seja um pouquinho só, acrescentarão 160km a cada 32.180km percorridos. É muito desperdício. Além disso, aumenta o desgaste dos pneus, que lhe custarão uma bela quantia para serem trocados.
14. Certifique-se de que o tanque de gasolina está propriamente fechado.
Se a tampa do tanque de gasolina não estiver fechada de maneira apropriada, haverá evaporação de combustível. Ou seja, seu dinheiro se dissolve no ar (e, enquanto isso, polui a atmosfera).
Fonte: http://www.tudoporemail.com.br