A artrite é uma inflamação das articulações e aflige cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a osteoartrite o tipo mais comum. A artrite é uma das principais causas de incapacitação física nos Brasil, com mais de 12 milhões de pessoas afetadas por ela.
A artrite pode ser desencadeada por surtos graves de inflamação, que ocorrem quando certas substâncias no corpo são liberadas em áreas com tecidos danificados ou na corrente sanguínea. A liberação química eventualmente agrava os nervos, o que resulta em uma grande quantidade de dor. A artrite reumatoide pode até causar deformação nas mãos.
Vamos apresentar aqui 13 dicas para ajudar a aliviar o desconforto e tomar medidas preventivas contra a doença, mas antes vamos conhecer melhor os diferentes tipos e sintomas atribuídos a ela.
Nota do Editor: Os recursos listados aqui não são uma substituição para tratamento médico. Por favor, consulte o seu médico se acredita que possui sintomas listados a seguir.
Classes de Artrite:
- Osteoartrite
- Artrite reumatoide
- Artrite idiopática juvenil
- Artrite séptica
- Espondilite anquilosante
- Gota e Pseudogota
- Doença de Still
- Vermelhidão
- Rigidez articular
- Perda da função das articulações
- Inchaço das articulações
- Dor nas articulações
- Rigidez muscular
- Fadiga/perda de energia
- Febre
- Calafrios
- Dores de cabeça
- Perda de apetite
Não há nada como uma relaxante massagem para suas dores nas articulações e músculos. Uma massagem com óleo de mostarda (que pode ser encontrado em lojas de alimentação natural) pode parecer um pouco fora do comum, mas funciona. O óleo ajuda a reduzir a dor e a inflamação nas articulações. Você pode preparar a mistura de óleo de mostarda caseira da seguinte forma:
Instruções:
- Aqueça um pouco de óleo de mostarda até ficar um pouco quente. Sumo de cebola pode ser adicionado em caso de inchaço.
- Esfregue o óleo suavemente sobre a articulação dolorosa, cobrindo-a com filme plástico.
- Aplique toalhas quentes nas articulações inchadas e repita diariamente, ou até que o inchaço desapareça.
O magnésio contido na Epsomita relaxa os músculos e terminações nervosas. Molhar as mãos em uma bacia de água com Epsomita pode ajudar a aliviar o desconforto, além de regular os níveis de equilíbrio do pH no organismo. O sal mantém os níveis de pH baixos para evitar a inflamação, e pode ser encontrado em farmácias e drogarias. Veja como preparar uma mistura de Epsomita:
Instruções:
- Encha uma tigela grande com água morna com meia xícara de Epsomita e mexa bem.
- Mergulhe as suas mãos ou articulações afetadas na tigela. Outra opção é encher uma banheira com água morna e acrescentar duas xícaras com o sal, caso você tenha problemas em grandes articulações, como os joelhos.
- Mantenha suas articulações na mistura por aproximadamente 15 minutos. Faça isso diariamente.
Esse tempero amarelo-escuro promove o funcionamento saudável das articulações, ajuda a reduzir o inchaço doloroso e a inflamação, mantém o seu sistema imunológico bem protegido e melhora a digestão. Também é excelente para reduzir a dor em pessoas que sofrem de artrite reumatoide. Pode até mesmo ser misturado com chá-verde, e aqui está uma receita deliciosa:
- 1/2 colher de chá de açafrão-da-índia moído
- 1/2 colher de chá de gengibre moído
- 2 xícaras de água
- 1 colher de chá de mel
O gengibre pode reduzir o inchaço e a rigidez das articulações, devido aos seus altos componentes anti-inflamatórios. Comer gengibre cru regularmente pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a circulação sanguínea. O gengibre também pode ser adicionado ao chá-verde, ou use esta prática receita, caso não goste do sabor do gengibre cru:
Instruções:
- Encha uma tigela com 6 colheres de chá de gengibre seco, 6 colheres de chá de sementes de cominho e 3 colheres de chá de pimenta-preta. Misture bem.
- Consuma meia colher de chá da mistura com um copo de água após cada refeição.
A capsaicina da pimenta-de-caiena atua como uma dopamina natural para bloquear sinais de dor do sistema neurológico. Isso interrompe a Substância P, que transmite os sinais de dor para o cérebro. A pomada de pimenta-de-caiena pode ser aplicada nas juntas para aliviar a dor. Você pode preparar o seu próprio tratamento com estas simples instruções a seguir:
Do que você vai precisar:
- 1 xícara de óleo de semente de uva (ou qualquer outro óleo não essencial como amêndoa, oliva ou jojoba)
- 1/2 xícara de cera de abelha ralada
- 3 colheres de sopa de pó de pimenta-de-caiena
- Um frasco de vidro com uma tampa hermética
- Uma panela dupla para banho-maria
Instruções:
- Misture 3 colheres de sopa de pó de pimenta-de-caiena juntamente com um copo do seu óleo de sua escolha.
- Aqueça a mistura em banho-maria por 5 a 10 minutos em fogo médio.
- Adicione a cera de abelha ralada até que a substância esteja completamente derretida e que tudo esteja misturado.
- Mantenha a mistura na geladeira por 10 minutos e, em seguida, misture. Leve à geladeira novamente por mais 10 a 15 minutos.
- Despeje em uma jarra de vidro com uma tampa hermética. Conserve em geladeira e aplique diariamente.
Quando combinados, esse óleos oferecem uma sensação calmante às articulações. Veja como preparar a mistura:
Do que você vai precisar:
- 5-10 gotas de óleo de eucalipto
- 5-10 gotas de óleo de hortelã
- 1-2 colheres de sopa de outro óleo (oliva, amêndoa, uva etc.)
- Uma pequena garrafa de vidro escuro
Instruções:
- Misture 5-10 gotas dos óleos de eucalipto e hortelã e, em seguida, adicione 1-2 colheres de sopa do outro óleo à mistura.
- Esse terceiro óleo vai diluir os óleos essenciais para evitar a irritação da pele.
- Mantenha a mistura armazenado em uma garrafa de vidro escuro, longe da luz solar direta.
- Esfregue a mistura suavemente sobre as articulações doloridas.
- 12. Cerejas
-
As cerejas são excelentes fontes de magnésio e potássio, os dois componentes vitais para o tratamento de desconforto e dor nas articulações – o potássio atua como um anti-inflamatório natural. Certifique-se de comer um punhado de cerejas por dia para manter a inflamação à distância! Você também pode preparar um xarope de cereja caseiro fervendo algumas cerejas em água por alguns minutos. Uma vez que a água ferver, vai formar um xarope de sabor adocicado.13. Chá de Baga de Zimbro
- Bagas de zimbro são usadas para tratar a dor da artrite, nevralgia e gota. Elas contêm o composto anti-inflamatório potente conhecido como terpinen-4-ol. Gestantes não devem consumir o zimbro, pois pode levar a abortos espontâneos. Veja como preparar o chá:Do que você vai precisar:
- 1 colher de sopa de bagas de zimbro
- 1 copo de água mineral
- Uma colher de chá de mel
Instruções:
- Coloque uma colher de sopa das bagas de zimbro em uma xícara.
- Despeje a água fervente sobre as bagas e deixe agir por 20 minutos.
- Coe e adicione uma colher de chá de mel para melhorar o sabor.
- Tome o chá duas vezes por dia.
Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post