A couve é uma das verduras mais consumidas no Brasil. Barata, fácil de encontrar e muito saborosa, é também um poderoso alimento que traz tantos benefícios à sua saúde que você sequer imagina, pois é uma das verduras mais completas que existem em termos de propriedades nutricionais.
Você pode consumi-la em forma de salada, refogada com o tradicional arroz com feijão, acompanhando a feijoada, enfim, são inúmeras as receitas com esta verdura incrível. E para que você se inspire ainda mais e inclua a couve com frequência na sua alimentação, selecionamos aqui 10 motivos que vão te fazer correr até a feira ou supermercado e comprar essas lindas folhas verdes que vão levar a sua saúde às alturas! Confira.
1. Controle do diabetes
Estudos mostraram que a couve tem um impacto muito positivo no tratamento de diabetes tipo 1 e 2. Por ser riquíssima em fibras – uma xícara tem cerca de 2,6 gramas de fibra – a couve age diretamente no controle de açúcar do sangue, evitando os picos de insulina que muitas vezes causam mal estar nos diabéticos. Além disso, a couve contém ácido lipoico, que age direamente nos níveis de glicose no organismo, e evita outros problemas de saúde que podem surgir com o diabetes, como a neuropatia periférica, uma doença que afeta os nervos periféricos e causa problemas motores.
2. Protege o coração
A couve tem alta concentração de potássio, vitamina B6 e vitamina C. Juntos, esses três componentes protegem o sistema cardiovascular. Médicos afirmam que uma dieta rica em potássio e com baixo teor de sódio é fundamental para pessoas propensas a ter problemas cardíacos, e reduz consideravelmente o risco de infarto.
Um estudo científico comprovou que pessoas que consumiram cerca de 4,069 miligramas de potássio em um período de 24 horas diminuíram em até 49% o risco de ter isquemia, quando placas de gordura se acumulam nas veias e dificultam a passagem do sangue, podendo causar infarto, gangrena e acidente vascular cerebral (AVC).
3. Combate o câncer
Consumir alimentos grelhados é muito saudável, mas há um pequeno risco: durante esse processo de cozimento, principalmente em grelhas de churrasco, ocorre um processo de carbonização do alimento, e isso pode causar câncer. Isso não significa que você deve parar de consumir alimentos grelhados.
A couve tem alta quantidade de clorofila, o componente responsável pela pigmentação dos vegetais e que age diretamente na fotossíntese das plantas. A clorofila combate diretamente esses compostos do processo de carbonização nos alimentos que podem causar o câncer. Por isso, pode sim consumir seus legumes e carnes grelhadas, mas acompanhado de uma boa porção de couve.
4. Fortalece os ossos
Quando pensamos na saúde óssea, logo nos vem à mente o consumo de cálcio, que de fato é muito importante. No entanto, a vitamina K é tão importante quanto, pois atua diretamente na absorção de cálcio nos ossos, e também os fortalece.
Uma xícara de chá de couve tem cerca de 500 microgramas de vitamina K, mais de 680 por cento da quantidade diária recomendada por médicos e nutricionistas. Por isso é uma ótima opção para incluir este nutriente na sua vida.
5. Melhora o sistema digestivo
Problemas digestivos podem surgir em qualquer faixa etária mas podem se tornar mais comuns com o avanço da idade. Pois saiba que o consumo de couve pode evitar isso. Além da alta quantidade de fibras, ela é rica em água, e juntos esses dois componentes fazem uma limpeza no seu aparelho digestivo e ajuda a acabar com problemas como gases e intestino preso.
6. Melhora a pele e os cabelos
Se você quer ter pele e cabelos sempre bonitos e saudáveis, deve incluir a vitamina A na sua dieta. A boa notícia é que a couve tem altas quantidades deste nutriente, que ajuda a manter os cabelos naturalmente hidratados e atua diretamente na formação de tecidos da pele, reforçando a quantidade de colágeno. Se você está com queda de cabelo, inclua a couve na sua alimentação, pois a vitamina A fortalece os fios e evita a queda constante.
7. Fortalece os olhos
Um dos principais problemas que surge com o avanço da idade é o enfraquecimento dos olhos, que pode desencadear doenças como catarata e degeneração ocular. Pois saiba que consumir couve pode fortalecer os seus olhos, pois ela contém luteína e zeaxantina, carotenoides que atuam diretamente no globo ocular. Oftalmologistas recomendam o consumo dessas substâncias para evitar doenças oculares, principalmente com o avanço da idade.
8. Alivia sintomas da artrite
A artrite nada mais é que a inflamação das articulações, causando dor e desconforto.
Um artigo publicado pela revista científica Biomedicine and Pharmacotherapy afirmou que a couve é um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais. Por ter alta quantidade de ômega 3 e 6, a verdura tem fortes propriedades anti-inflamatórias. Portanto, o consumo de couve é ótimo para quem tem esta delicada doença, pois foi cientificamente comprovado que alivia as dores causadas pela artrite.
9. É um poderoso desintoxicante
Os sucos desintoxicantes, chamados de detox, viraram moda, o que é muito bom. É possível encontrar diversas receitas desse suco, e grande parte delas inclui a couve, pois ela contém isotiocianato (ITC), um composto altamente antioxidante e que ajuda a eliminar aquelas toxinas persistentes no organismo. O ITC ainda ajuda a prevenir câncer no pulmão, esôfago, mama, próstata, fígado, intestino delgado, cólon e bexiga.
10. Fortalece o crescimento infantil
É muito difícil fazer com que as crianças consumam verduras e legumes, mas tente incluir a couve na dieta dos pequenos. O consumo de couve melhora significativamente a formação e o fortalecimento do cérebro no crescimento da criança. Também ajuda a controlar o peso, o que pode evitar a obesidade infantil, que tem crescido consideravelmente.
Para quem está no período de gestação, a couve é excelente para a formação e o fortalecimento do feto.
E se você se inspirou com todos os benefícios, veja abaixo uma receita prática e muito saudável de suco detox feito de couve. Acredite: o suco é bem gostoso e vai te fazer muito bem.
https://youtu.be/XnTCg1nhSTQ
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post