NEW YORK (AP) – Os moradores da cidade de Nova York estão acostumados a avisos sobre todos os tipos de ameaças em potencial – clima severo, saúde pública, tiroteios em massa.
Mas um novo PSA (Anúncio de Serviço Público) sobre como sobreviver a um ataque nuclear abalou algumas residências.
Lançado esta semana pela agência de gerenciamento de emergências da cidade, o vídeo de 90 segundos aconselha os cidadãos a ficarem dentro de casa e lavarem qualquer poeira ou cinza radioativa. Ele abre em uma rua gerada por computador, desprovida de vida. Arranha-céus danificados podem ser vistos ao fundo.
Olhando para a câmera, um porta-voz diz: “Então houve um ataque nuclear. Não me pergunte como ou por quê. Apenas saiba que o grande atingiu.”
Muitos nova-iorquinos ficaram perguntando: “Por que agora?”
Christina Farrell, vice-comissária de gerenciamento de emergências da cidade, disse que o vídeo não está vinculado a nenhuma ameaça específica. Ela disse que se trata de aumentar a conscientização sobre algo que a maioria das pessoas não deu muita atenção.
“Não há nenhuma razão abrangente para que este seja o momento em que enviamos isso”, disse Farrell à Associated Press na terça-feira. “É apenas uma ferramenta na caixa de ferramentas a ser preparada no século 21.”
Ela disse que o objetivo da agência é capacitar as pessoas em relação a um assunto assustador e, apesar das reações contraditórias ao vídeo, “as pessoas nos agradeceram por estarmos abordando esse tópico”.
“Não sei se há o momento perfeito para falar sobre preparação nuclear”, acrescentou ela, dizendo que as autoridades da cidade discutem a implementação de diretrizes nucleares há algum tempo. O programa de resposta a emergências de Nova York, Ready New York, existe desde 2003.
O prefeito Eric Adams disse que não acredita que o vídeo seja alarmista, dizendo a repórteres na terça-feira: “Acredito muito em prevenir do que remediar”.
Abaixo você pode assistir a análise do Canal Geopoliticando Casando o Verbo sobre este PSA
FONTES: MSN.com e Canal Geopoliticando Casando o Verbo
Formado em Sistemas de Informação pela FAETERJ, carioca de coração, apaixonado por teologia, tecnologia, matemática, geografia, história e pela sociedade em geral.
Deixe a sua opinião sobre o post