Veja: animação da NASA expõe aumento do nível do mar em 30 anos
25 de junho de 2023

Entre os detalhes que tornam a animação potente está a ideia de mostrar o gráfico através de um círculo que nos remete a escotilha de um barco. Ainda segundo a agência espacial americana: “quando reproduzido em uma tela 4K de 85 polegadas, as marcações de medição no vídeo são precisas para o mundo real”.

Os níveis do mar têm sido medidos rotineiramente por satélites que enviam sinais de micro-ondas para fora da superfície do oceano e cronometram quanto tempo esses sinais levam para retornar. Assim, é possível calcular e monitorar a altura da superfície do mar, além de projetar quanto e com que rapidez os oceanos continuarão a subir. O cálculo também leva em consideração medições de medidores de marés costeiras que remontam a mais de 100 anos, dados sobre massas de gelo e, claro, o aumento das emissões de gases de efeito estufa.

Com o aumento das emissões de dióxido de carbono sobrecarregando a atmosfera terrestre, os oceanos hoje absorveram 90% do calor que nós, humanos, adicionamos ao sistema. Ou seja, os primeiros metros do oceano armazenam tanto calor quanto toda a atmosfera da Terra e, à medida que a água do mar aquece, ela se expande, elevando o nível do mar. Níveis que são empurrados ainda mais para cima pelo derretimento das camadas de gelo e pelas tempestades.

Fonte: Revista Galileu

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: