Nesta última quinta-feira (11), no Rio, a sensação térmica ficou em 53,3 graus às 8h35, em Guaratiba. Foi a mais alta do ano até agora. As típicas chuvas da estação voltam a aparecer, e devem seguir até, pelo menos, o domingo
Um temporal típico de verão com raios e ventania provocou alguns transtornos na capital e em cidades da Baixada Fluminense, na tarde desta última quinta-feira (11). No Rio, às 8h35 a sensação térmica em Guaratiba era de 53,3 graus – a mais alta registrada nos onze primeiros dias do ano. Durante a tarde, uma forte chuva acompanhada de raios, trovoadas e vento forte atingiu alguns bairros da cidade. Devido à possibilidade de ocorrências de alto impacto na cidade, o município do Rio entrou no estágio 2, às 16h. Na estação meteorológica do Galeão, as rajadas de vento chegaram a 70,4 km/, às 16h35. A Light, concessionária de energia, informou que em alguns pontos da capital e da Baixada teve interrupção no fornecimento. Em Duque de Caxias, o município entrou em estágio de atenção.
Na capital, choveu forte em Anchieta, Irajá, e Penha, na Zona Norte. Já na Zona Oeste, houve registro de chuva moderada em Sulacap e fraca em Bangu. Na Pavuna, algumas ruas do bairro ficaram alagadas. Também houve registro de bolsões d´água na Avenida Brasil, na pista sentido Centro, na altura do Trevo das Margaridas, em Irajá. Houve interrupção no fornecimento de energia no Anil, Freguesia e Gardênia, na Zona Oeste. Na Zona Sul, parte da rua São Clemente, em Botafogo, também está sem luz. Segundo o Alerta Rio, ainda há possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas no município do Rio de Janeiro ainda esta noite. A chuva poderá passar de 6,4 mm/15min.
De acordo com a Supervia, há atrasos entre as composições dos ramais Belford Roxo, Japeri e Saracuruna. O problema foi causado por uma árvore que caiu sobre os trilhos de Coelho da Rocha e também devido à interrupção no fornecimento de energia. Os passageiros precisam realizar baldeação na estação Mercadão de Madureira. No ramal Saracuruna, ocorre troca de composição na estação da Penha. O ramal Japeri está em processo de normalização, segundo a concessionária. Já no ramal Santa Cruz, os trens sentido Santa Cruz não estão fazendo parada na estação Benjamim do Monte.
Alagamentos na Baixada
Em Duque de Caxias, segundo a Defesa Civil, houve alagamentos em algumas ruas do Centro e dos bairros Jardim Primavera, 25 de agosto, Gramacho, Vila Uruçai e Pantanal. Uma viatura da Polícia Militar enguiçou ao tentar passar pela água e os policiais tiveram que empurrar o veículo. Mas nenhuma ocorrência grave foi registrada até agora. O município permanece em estágio de atenção.
Segundo a Concer, que administra a Rodovia Washington Luís, o temporal também causa pontos de alagamento na BR-040 em Duque de Caxias, nos trechos do km 113, próximo à Refinaria de Duque de Caxias e o km 112, em Jardim Primavera, no sentido Juiz de Fora, provocando congestionamento no trânsito na volta pra casa.
Um vídeo publicado numa rede social mostra a força do vento em Nova Iguaçu, que derrubou uma barraca de feira. A Secretaria Municipal de Defesa Civil de do município informou que há pontos de alagamento nos bairros de Cerâmica, Miguel Couto e no Centro. Mas que ainda não há informação de ocorrências. Em Magé, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu um alerta de possível elevação dos rios em função da chuva nas próximas horas.
A Defesa Civil de São João de Meriti informou que o município entrou em estágio de atenção. Segundo a prefeitura, em duas horas e meia choveu um pouco mais de 60 milímetros. Até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência grave. Uma árvore caiu e derrubou três postes no bairro Jardim Meriti, mas ninguém se feriu. Os níveis pluviométricos seguem sendo acompanhados pelos agentes.
Mas ainda há vários bairros da cidade sem energia elétrica. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos e de Trânsito estão nas ruas para orientar o tráfego e a diminuir os pontos de alagamento.
Segundo a Light, houve queda de energia em alguns trechos de ruas de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada, e em pontos isolados da cidade do Rio. Segundo a empresa, as equipes estão nas ruas para restabelecer a energia o mais rápido possível nos pontos impactados.
Região Metropolitana
A cidade de Niterói entrou em estágio de atenção no início da noite desta quinta devido ao temporal. A chuva forte também atinge as cidades vizinhas de São Gonçalo e Maricá. Segundo a Enel, concessionário responsável pela distribuição de energia, parte da área de concessão da companhia foi afetada, principalmente nas cidades de São Gonçalo, Niterói e Maricá. De imediato, a distribuidora iniciou manobras de transferência de cargas e aumentou o número de equipes em campo para restabelecer o fornecimento de energia.
Monitoramento
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.
Neste momento, é alto ou muito alto o risco hidrológico nas Regiões Metropolitana, Sul e na Baixada Fluminense. Há risco de alagamentos e inundações na capital, em Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaboraí, São Gonçalo, Maricá e Queimados.
No restante do Estado, o risco é moderado a baixo.
O risco geológico é alto nas mesmas regiões. Há grande risco de deslizamentos de terra na capital, em Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo e Queimados.
No restante do Estado, o risco é baixo a moderado.
Em todo estado, o Corpo de Bombeiros a tendeu a cerca de 50 ocorrências relacionadas às chuvas, nesta quinta-feira (11.01), a maioria relacionadas a salvamentos de pessoas e cortes de árvores.
Por: G1
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post