A Prefeitura de Belém vai acompanhar as operações da empresa Ciclus Ambiental nas cidades do Rio de Janeiro e Seropédica. A empresa faz parte do mesmo conglomerado da Ciclus Amazônia, que será a responsável pela limpeza, varrição, coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos na capital paraense.
A comitiva que vai visitar, a partir da manhã desta sexta-feira, 16, a central de operações nos municípios fluminenses, será formada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e vereadores da capital. O objetivo é verificar pessoalmente como funciona a Estação de Transferência de Resíduos (ETRs).
Logística – As ETRs são parte de uma operação de logística para o recebimento e transferência de resíduos. Nas unidades, eles passam para veículos com maior capacidade de transporte, o que melhora as condições de tráfego nas vias públicas e diminui a emissão de poluentes.
O prefeito de Belém também vai visitar o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), que possui um aterro sanitário bioenergético dentro de todos os padrões ambientais. O CTR recebe diariamente 10 mil toneladas de resíduos sólidos das cidades do Rio de Janeiro, Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba, São João de Meriti, Piraí e Miguel Pereira.
Parceria – Em Belém, a Ciclus Amazônia, empresa responsável pela política de coleta de resíduos sólidas, vai iniciar as operações em até 90 dias. A empresa venceu a parceria público-privada (PPP), sendo a partir de agora, a responsável pela limpeza, varrição, coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos na capital.
A empresa também é responsável pelo processo de encerramento definitivo e a recuperação ambiental do aterro sanitário do Aurá e a construção de um novo centro de tratamento de resíduos, que terá capacidade para receber mais de 2,5 toneladas de lixo por dia.
Fonte: Agência Belém
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post