Cinco pássaros da fauna silvestre brasileira mantidos em cativeiro, foram resgatados na quinta-feira, dia 14, em Mangaratiba, após denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
De acordo com policiais militares lotados na 4ª Unidade de Policiamento Ambiental, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, e responsáveis pela averiguação das informações, a denúncia citava que em um sítio localizado na Estrada do Cedro, na Serra do Piloto, poderia ser encontrado um homem responsável por capturar animais para comercializá-los.
No local, foram recebidos pelo acusado, que após ter ciência da denúncia, autorizou a entrada dos agentes em sua residência. Durante a vistoria, os policiais da UPAm Juatinga encontraram um trinca ferro anilhado, um azulão, um chorão, um curió e um tico-tico, cada um em uma gaiola diferente. Após ser questionado sobre a licença de passeriforme, o mesmo informou não possuir.
Por ir contra o artigo 29 da lei 9605/98, os agentes procederam à 165ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Ainda de acordo com a UPAm, as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde serão devolvidos ao habitat natural.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
Fonte: A Cidade Costa Verde
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post