Segundo informações da Polícia Federal, animal silvestre seria vendido por R$ 20 mil
O filhote de onça-parda resgatado no Morro Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA) de Seropédica, na Baixada Fluminense, para a realização de exames e reabilitação, com o objetivo de reinserir o animal na natureza. Segundo informações da polícia, o animal silvestre seria vendido por R$ 20 mil, o que é proibido por lei.
Após a realização de trabalho de inteligência em conjunto com a Força Especial de Controle de Divisas – Operação Foco, além da participação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e da colaboração dos próprios moradores do Pavão-Pavãozinho, foi possível rastrear o local em que o animal estava sendo mantido ilegalmente. Os agentes localizaram a onça-parda e efetuaram o resgate.
Ainda de acordo com a polícia, os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de animais qualificado, visto que a onça-parda está ameaçada de extinção. A pena para o crime é de até três anos. Além disso, responderão por maus-tratos aos animais, com pena de até um ano de reclusão; e receptação qualificada, com pena de três a oito anos.
A polícia informou que investigações seguirão para identificar os responsáveis e averiguar a origem do animal. Com o avanço das apurações, é possível que outras infrações penais venham a ser descobertas.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo