Por: Suzana Camargo Fonte: Conexão Planeta
Eles são olhudos, peludos e multicoloridos. Mas como também são minúsculos, nem conseguimos ver a beleza e a diversidade incríveis dos milhões de insetos que vivem ao nosso redor. Todavia, graças ao olhar apurado de fotógrafos e lógico, suas máquinas com lentes que conseguem ampliar esse diminuto universo, é possível vê-los de forma diferente!
E existem concursos de fotografia especializados apenas nesses pequenos animais, como é o caso da Insect Week Photography Competition, promovida pela Royal Entomological Society, a sociedade de entomologia do Reino Unido.
Há poucos dias a entidade divulgou os grandes vencedores da edição 2022 da competição. E algumas imagens são realmente impressionantes! Foram enviadas 700 fotografias, vindas de 34 países.
A grande vencedora foi o registro abaixo, de um casal de moscas (Eutolmus rufibarbis) acasalando. O autor é Pete Burford, do Reino Unido.
Já na categoria “Menos de 18 anos”, a ganhadora foi a imagem coloridíssima que abre este post. Gustav Parenmark, de 16 anos, flagrou uma libélula de cauda azul (Ischnura elegans) na Suécia.
“É uma honra ser o vencedor nesta categoria, ter a oportunidade de mostrar os preciosos insetos da Terra e, com sorte, fazer com que as pessoas os apreciem mais. Os insetos são muitas vezes esquecidos e é importante mostrar que são criaturas incríveis e extremamente importantes para os nossos ecossistemas”, disse o jovem.
A partir do de 19 de junho as inscrições já estão abertas para o Insect Week Photography Competition 2023. Para concorrer basta acessar este link. O concurso inclui também ilustrações e desenhos de insetos.
Confira abaixo algumas das outras imagens de destaque deste ano
Uma pequena libélula (Ischnura posita), nativa da América do Norte
Autor: Benjamin Salb
Um besouro-tigre malhado (Cicindela sexguttata)
Autor: Benjamin Salb
Uma formiga-leão ((Euroleon nostras) após uma tempestade
Autor: Dennis Teichert
Uma mosca das dunas (Philonicus albiceps) comendo um besouro (Cteniopus sulphureus)
Autor: Jamie Spensley
Um grilo (Saga hellenica), que se alimenta de outros insetos, esperando sua próxima presa
Autor: Panagiotis Dalagiorgos
Fotos: divulgação Royal Entomological Society
Suzana Camargo
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.
Fonte: Conexão Planeta
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post