Localizados nas regiões Serrana e Sul do estado, esses lugares atraem os cariocas mais apaixonados pelo frio. Além disso, um deles registrou, até agora, a menor temperatura do país em 2024
Apesar de um inverno atípico, com temperaturas mais elevadas que o comum em muitas partes do país, diversos brasileiros continuam enfrentando um clima gelado em algumas localidades. Um levantamento recente revelou as cidades mais frias do Brasil, e surpreendentemente, três municípios do Rio “encorpam” essa lista. Localizados nas regiões Serrana e Sul do estado, esses lugares atraem os cariocas mais apaixonados pelo frio.
A Serra Catarinense continua liderando o ranking das cidades mais frias do Brasil, com os municípios de São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra. No entanto, nas medições mais recentes, Itatiaia e Nova Friburgo também se destacam como municípios com temperaturas extremamente baixas. Petrópolis também marca presença na lista, com mínimas surpreendentes.
A explicação para essas temperaturas não está nas sedes dos municípios, que já são naturalmente frias, mas sim nas áreas mais altas pertencentes aos parques florestais. Esses três municípios possuem picos e montanhas com as maiores altitudes do estado e da região Sudeste. Um exemplo é o Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia, que alcança 2.791 metros de altitude e frequentemente registra temperaturas negativas, rivalizando com as cidades catarinenses. Outros pontos altos incluem a Pedra do Açu, em Petrópolis (2.245m) e o Pico Maior de Friburgo, em Nova Friburgo (2.316 m).
O acesso a essas localidades é extremamente desafiador, geralmente limitado a trilheiros e profissionais que trabalham para órgãos ambientais. Durante o inverno, as temperaturas podem cair significativamente abaixo de zero, com ocorrência de geadas e ocasionalmente neve. Em 2024, o Pico das Agulhas Negras registrou a menor temperatura do ano até agora, atingindo -8,5°C em junho.
Fonte: Diário do Rio
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post