Muitas pessoas as vezes não sabem porque vivem doentes, e a resposta é simples, lixo jogado nas ruas ou terrenos baldios.
Apesar da prefeitura de Seropédica manter a Coleta de Lixo no município, muitos moradores continuam jogando o lixo, dentro de canais, nas ruas e em terrenos vazios. Além disso fazem as obras em suas residências e querem que prefeitura recolha este material que é de obrigação do próprio morador fazer a limpeza.
É um absurdo, a Secretaria de Serviços Públicos, da Prefeitura de Seropédica limpar um depósito de lixo em um lugar, no outro dia está cheio de lixo novamente. O pior que o caminhão de Coleta de lixo passa em dias regulares e o cidadão em vez de acordar cedo e entregar o lixo para o gari recolher, o Porconildo acha mais fácil jogar nos canais, ou em qualquer canto que mais lhe convém. Depois reclama dos mosquitos, dos ratos, baratas e moscas.
Quando tem enchente a maioria das causas é entupimento dos canais e drenagem das ruas devido ao lixo e areia depositada próximo a boca de lobo de águas pluviais.
Os depósitos irregulares de lixo contaminam águas e solos com substâncias tóxicas. Também atraem bichos como moscas, ratos, baratas e mosquitos, que podem aumentar a incidência de enfermidades por conta de dengue, zika, febre amarela e leptospirose entre outras doenças.
O descarte irregular de resíduos gera vários problemas para os seus habitantes. Tanto o lixo doméstico quanto os materiais das indústrias e das empresas de construção civil precisam ser destinados aos seus respectivos pontos de coleta.
Por não saberem como proceder ou para economizar tempo e dinheiro, muitas pessoas acabam despejando as sobras nas ruas. Com o tempo, esse volume vai se concentrando sobre as calçadas e áreas de tráfego de veículos, comprometendo a passagem de carros e pedestres e entupindo as galerias pluviais.
A Prefeitura tem de deslocar máquinas e caminhões para recolher o lixo jogado em qualquer lugar. Com isso deixa de fazer obras importantes por falta de equipamento, além de onerar o gasto da prefeitura, que poderia usar este dinheiro para investir em outros projetos.
No Brasil, o descarte irregular de lixo é considerado um crime ambiental e está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
Quando for descartar materiais de sobra de obra, procurem a prefeitura.
Vejam abaixo o roteiro da coleta de Lixo
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post