Inmet emite alerta para forte chuva em Angra dos Reis e Paraty
24 de novembro de 2023

Segundo a Defesa Civil de Angra, em alguns bairros, o volume de chuva pode passar dos 90 mm. Veja o que fazer em caso de emergência.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para um grande volume de chuva em Angra dos Reis e Paraty (RJ) nesta sexta-feira (24).

Segundo o Inmet, a chegada de uma frente fria na região deve causar temporais com volume de 85 milímetros, além de ventos fortes, principalmente no oceano.

De acordo com a Defesa Civil de Angra dos Reis, os pluviômetros da cidade apontam que em alguns bairros o acumulado de chuva pode passar de 90 milímetros, como é o caso da Monsuaba (95mm), BNH (94mm), Jacuecanga (94mm), Pontal (96mm), Caputera (98mm) e Camorim Pequeno (99 mm).

“Nós estamos com os índices altos. A Defesa Civil se encontra em estado de atenção. Os índices estão com mais de 90 milímetros. Se chegar a 100, em alguns pontos, em áreas de risco, é necessário iniciar o toque das sirenes. Nós estamos monitorando para saber se, ao longo do dia, se existe a possibilidade desses índices aumentarem”, disse o relações públicas da Defesa Civil de Angra, Lauro Oliveira.

O órgão vai continuar monitorando a saturação do solo, principalmente em locais de risco de deslizamento de terra.

Nas cidades do Sul do Rio, o volume de chuva pode chegar aos 40mm.

A Defesa Civil reforça que os avisos meteorológicos não devem ser subestimados e que a população se oriente apenas por meios oficiais, evitando que notícias falsas sejam espalhadas pelas redes sociais e gerem pânico.

Em caso de emergência, os moradores das duas cidades podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Além disso, o órgão disponibiliza o cadastro pelo SMS 40199 para alertas de situações de risco.

Orientações da Defesa Civil em caso de chuva

  • Evitar sair em momentos de chuvas ou ventos fortes
  • Se for dirigir, reduzir a velocidade e manter faróis acesos
  • Evitar áreas alagadas, praias, cachoeiras ou piscinas
  • Não permanecer próximos de estruturas metálicas

Fonte:G1

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: