Muita chuva, ventos de até 100 km/h, granizo e riscos de enchente – confira como fica o tempo no fim de semana
Se você planejava aproveitar o fim de semana ao ar livre, curtindo uma praia, piscina, cachoeira ou afins, atenção: a previsão do tempo indica que grande parte do Brasil enfrentará muita chuva ao longo do fim de semana. Tempestades estão previstas para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em partes do Norte e Nordeste, especialmente durante as tardes e noites.
Em poucas palavras:
- Grande parte do Brasil terá chuva intensa, principalmente nas tardes e noites, com destaque para o Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste;
- Previsão de até 100 mm de chuva por dia, ventos de 100 km/h, granizo e riscos de enchentes e danos;
- Chuvas leves no Sul e pancadas isoladas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte, intensificando-se na tarde de sábado;
- Nova frente fria no Sul e chuvas fortes no Sudeste, Centro-Oeste e Norte no domingo;
- Extremo norte do país e interior do Nordeste terão clima firme ou chuvas leves.
Chuvas de até 100mm, ventos fortes e granizo dominam o sábado
Neste sábado (21), o Sul deve ter chuvas mais fracas, e algumas cidades poderão registrar períodos de tempo firme. Já no Sudeste, Centro-Oeste e Norte, além de áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, há risco de pancadas isoladas de chuva, que tendem a se intensificar à tarde.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para chuvas de até 100 mm por dia, ventos fortes que podem atingir 100 km/h e possibilidade de granizo. Esses fenômenos trazem risco de quedas de energia, danos a plantações, quedas de árvores, enchentes e alagamentos.
Durante esta manhã, as chuvas se concentram em áreas do Mato Grosso do Sul, norte de Goiás e noroeste do Mato Grosso. À tarde, a previsão é de tempestades isoladas, principalmente entre o norte do Mato Grosso do Sul e Brasília, com rajadas de vento que podem ultrapassar 50 km/h, trazendo risco moderado de danos.
Domingo traz frente fria e tempo instável
No domingo (22), uma nova frente fria avançará pela região Sul, provocando mais chuvas. O tempo instável também persistirá no Sudeste, Centro-Oeste e em partes do Norte e Nordeste. Os maiores volumes de chuva devem ser registrados no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir 100 mm em algumas áreas, segundo o INMET.
Entre as capitais, Brasília pode receber até 57 mm de chuva, Cuiabá 43 mm e Campo Grande 36 mm. Por outro lado, cidades como Belém, Macapá e Boa Vista, no extremo norte do país, terão tempo firme ou apenas chuvas leves. No interior do Nordeste, o clima deve permanecer estável nos próximos dias.
Com esse cenário de instabilidade, é importante redobrar a atenção aos alertas meteorológicos e planejar as atividades levando em conta as condições climáticas.
Fonte: Olhar Digital
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post