Meteorologista explica que fenômenos não têm semelhanças ou qualquer relação. Tromba d’água é mais comum no mar e sem grandes desastres. Já cabeça d’água é causada pela chuva e tem potencial de causar desastres.
Três adolescentes que estavam em uma cachoeira em Paranavaí, no noroeste do Paraná, morreram e uma mulher desapareceu neste domingo (17). Segundo os bombeiros, eles foram vítimas de uma cabeça d’água.
👉 A cabeça d’água é muito confundida com outro fenômeno: a tromba d’água. Porém, o que especialistas explicam é que as duas coisas são diferentes e não têm qualquer ligação.
O que é cabeça d’água?
Cabeça d’água: saiba o que é e os cuidados em cachoeiras
🌧️ A cabeça d’água se caracteriza pela chuva intensa. Geralmente, a chuva acontece em um ponto isolado e alto do rio, na nascente, por exemplo. Quando chove muito na cabeceira do rio, a tendência natural é o volume de água aumentar ao longo do percurso e de maneira abrupta.
🚨 Nem sempre a chuva que causa a cabeça d’água é visível em áreas dos rios e cachoeiras onde os banhistas costumam ficar. Com isso, eles são surpreendidos pela cheia e intensidade das correntezas.
Os bombeiros alertam que os primeiros sinais são a mudança na coloração da água e a presença de mais folhas e galhos.
Tromba d’água é vista por moradores e frequentadores em uma praia de Beberibe. — Foto: Reprodução
Qual a diferença entre tromba d’água e cabeça d’água?
Apesar de serem confundidas popularmente, os dois fenômenos são bem diferentes. A cabeça d’água está ligada à chuva. Já a tromba se forma sugando a água, principalmente, do mar.
Além disso, a tromba d’água tem um potencial de risco menor que a cabeça d’água. Como afeta áreas distantes do mar, ela pode afetar embarcações, mas são raras as ocorrências em que trombas d’água causam mortes.
Fonte: G1
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post