Defesa Civil emite alerta e assusta cariocas com mensagem nos telefones
29 de janeiro de 2025

O comunicado pegou os cariocas de surpresa, por emitir um som estridente, mesmo com o aparelho no modo silencioso

Na tarde desta quarta-feira (29/01), a chuva atingiu vários bairros da capital e outras cidades da Região Metropolitana. Às 16h, a cidade do Rio entrou em Alerta 2. Para comunicar a população sobre a situação, a Defesa Civil emitiu um “Alerta extremo” nos celulares, avisando sobre as pancadas de chuva previstas até o fim da noite e orientando os cariocas a evitarem áreas alagadas.

O som estridente do alerta pegou muitos moradores de surpresa. Mesmo com os celulares no modo silencioso, a notificação foi disparada para todos os aparelhos dentro da cidade. O comunicado reforçava a previsão de chuva intensa e recomendava acionar o 199 em casos de emergência.

Adapt Link Internet - Black Friday

Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes explicou que a ação faz parte de um novo sistema de alertas do Centro de Operações Rio (COR), criado para aumentar a segurança da população.

“Hoje, pela primeira vez, usamos um sistema que não depende de você estar cadastrado ou não. Em uma área da cidade ou em toda a cidade, a gente vai mandar um alerta. É para dar susto mesmo, é para chamar atenção, para que as pessoas entendam que tem risco de chuva forte hoje até o final da noite. Então, é para as pessoas se planejarem e olharem, não irem para áreas alagadas, ver o que pode acontecer. Programarem sua vida”, comentou Paes por meio de um vídeo no X, antigo Twitter.

A iniciativa de implementação do sistema de alerta de desastres naturais, o Cell Broadcast, é de competência estadual, estabelecido na Lei 9.749/2022, de autoria da deputada Célia Jordão. Em agosto de 2024, o sistema foi testado em diversas cidades do Brasil e, no Rio de Janeiro, os municípios que realizaram os testes foram Petrópolis e Angra dos Reis. Até o final de 2025, o sistema, regulamentado pela Anatel e implementado pelo Governo Federal, deverá estar disponível em todo o país.

O alerta gerou uma onda de reações online, misturando susto e bom humor. Muitos usuários relataram o impacto do aviso.

Se eu não infartei com a barulheira desse alerta da Defesa Civil, não infarto mais. Que susto, cara! kkkk”, escreveu um internauta.

“Mano, a Defesa Civil mandou um alerta no meu celular e juro que achei que o mundo estava acabando. O celular travou, começou a apitar… Achei que eu tava numa ‘Noite de Crime’ ou no meio de um desastre natural e tivesse que evacuar o meu país, Rio de Janeiro!”, brincou outra usuária.

“Gente do nada alerta SONORO da Defesa Civil no celular para avisar sobre pancadas de chuvas no Rio de Janeiro que está em Estagio 2 de atenção. Nunca tinha recebido dessa maneira em forma de sirene. Evitem áreas alagadas. Se puderem ficar em casa, fiquem em casa”, alertou outra.

Um leitor do DIÁRIO DO RIO relatou o susto que levou ao receber o alerta da Defesa Civil enquanto estava no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. “O aeroporto inteiro ouviu ao mesmo tempo, uma barulheira absurda. Mas é importante saber o que está acontecendo com a cidade. Onde moro, em São João de Meriti, a situação ficou delicada. Os ônibus pararam de circular por duas horas”, afirmou.

De acordo com o COR, há previsão de pancadas de chuva moderada a muito forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento. O Sistema Alerta Rio informou que núcleos de chuva permanecem atuando sobre as zonas Norte e Oeste, em bairros próximos aos limites do município com a Baixada Fluminense, deslocando-se lentamente.

Há previsão de pancadas de chuva na próxima hora, acompanhadas de raios, principalmente nessas regiões e na Ilha do Governador. Ainda de acordo com o Alerta Rio, o céu ficará nublado, com previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a muito forte, acompanhadas de raios.

*Matéria em atualização.

Fonte: Diario do Rio

 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: