A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) seguem monitorando a frente fria que atinge o estado, desde a tarde de sábado (19.10), ocasionando pancadas de chuva moderada em todo o território.
Não há, até o momento, registro de ocorrências de vulto, nem de vítimas relacionadas às precipitações.
A corporação está a postos para atender a quaisquer emergências, nos 92 municípios, com apoio de modernas viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves, além de equipes de especialistas em desastres.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios, quando necessário.
Na manhã deste domingo (20.10), o panorama meteorológico é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte, com ventos fracos a moderados no estado.
Nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Mangaratiba (114,7 milímetros), em Itaguaí (87,2 mm), em Queimados (72,8 mm) e no município de Rio de Janeiro (70 mm).
Riscos
Neste momento, o risco de deslizamentos, inundações e alagamentos é considerado moderado a muito baixo no estado.
O monitoramento segue em tempo real e qualquer alteração ou intensificação das condições climáticas pode levar à elevação dos níveis pelo Cemaden-RJ ( https://painelcemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/monitoramento/v2/mapa/ )
Edição: domingo, 20 de outubro de 2024
Fonte: Diário de Petrópolis
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post