Comitê Guandu-RJ inicia obras do Sanear em Miguel Pereira e convoca municípios para editais do programa
3 de julho de 2024

As obras do Sanear Guandu já foram iniciadas no município de Miguel Pereira. Após o trabalho de mobilização para adesão ao programa de esgotamento sanitário, iniciado há cerca de um mês, famílias da localidade de Vera Cruz estão recebendo em suas casas soluções individuais, como biodigestores, que evitam o despejo irregular de esgoto no solo e cursos d’água. As instalações começaram na semana passada e seguirão por várias residências.

Realizado pelo Comitê Guandu em áreas não urbanas na Região Hidrográfica II, o Sanear é considerado o maior programa nesse formato realizado no país.  Já são quase cinco mil soluções instaladas gratuitamente em 12 municípios, e novas comunidades serão beneficiadas com mais uma etapa. Até o próximo dia 5 de julho, as prefeituras da RH II, podem se inscrever no edital que selecionará novas áreas para receber o esgotamento sanitário. Também é ofertada aos municípios a oportunidade de participar de outro chamamento público em andamento, que é o “Sanear Guandu – Resíduos Sólidos”, que visa acabar com os lixões. (Acesse os editais nos links abaixo)

Em Miguel Pereira, além da localidade de Vera Cruz, onde são cerca de 300 residências, serão beneficiados moradores de Piedade, Pedras, Marco da Costa, Vale das Princesas, Vilar Suzana e Arcádia. “Nesse pouco mais de um mês que nós iniciamos a mobilização, praticamente conseguimos contato com todas as residências mapeadas na localidade de Vera Cruz e tivemos um bom aceite. Os moradores estão bem receptivos com o projeto, ressaltando a importância para a localidade que tem muita cachoeira. Eles sabem da importância do tratamento de esgoto”, disse a assistente social, Amanda Alves, que atua na gerenciadora do programa Sanear.

Ainda segundo ela, até mesmo moradores que de início apresentaram algum tipo de resistência ao programa agora estão aderindo.

“Alguns moradores ficaram um pouco receosos, mas só até o início das obras. Por experiência com outras localidades dos municípios, a gente consegue reverter essa situação, porque eles vão ver que de fato a obra está acontecendo, não é mais uma promessa e já ficam menos resistentes. Mas está tudo conforme o esperado e a gente também está dando todo o suporte à equipe da empreiteira nesse contato com os moradores para que tudo saia de acordo com o projeto”, destacou assistente social, ressaltando que neste momento a equipe de mobilização está voltada em fazer contato com as pessoas que tem casa na localização, mas que não residem direto no lugar.

Ampliação com inscrições abertas 

As inscrições para as prefeituras da RH II interessadas em participar do Sanear II (esgotamento sanitário) seguem abertas. Os municípios já beneficiados pela primeira fase do programa poderão inscrever novas localidades. Porém, cada uma será hierarquizada individualmente, de acordo com os critérios do chamamento, nº 004/2024, disponibilizado às prefeituras no site do Comitê e da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap). 

Os inscritos serão avaliados a partir de critérios ambientais de criticidade e sociais. Só serão atendidas aquelas localidades fora das áreas previstas nos planos de concessão (privado) dos serviços de esgotamento sanitário.

Já no chamamento público para o “Sanear Guandu – Resíduos Sólidos”, as inscrições estão abertas até 28 de julho de 2024. A novidade do programa é voltada à seleção e hierarquização de lixões para a execução de obras de encerramento ou elaboração de planos integrais.

Um dos requisitos para a participação no Sanear II, tanto o de Esgotamento quanto o de Resíduo Sólido, é que as localidades a serem atendidas estejam totalmente inseridas na RH II.

Poderão se submeter à seleção e hierarquização, as prefeituras integrantes da RH II, composta por Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Paracambi, Queimados e Seropédica em suas totalidades, e parcialmente os municípios de Barra do Piraí, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Piraí, Rio Claro, Rio de Janeiro e Vassouras. O mesmo acontece para o “Sanear Guandu – Resíduo Sólido”. 

Confira o edital do “Sanear II – Esgotamento Sanitário” no link abaixo:

https://www.agevap.org.br/edital-004-2024

Veja também o edital “Sanear Guandu – Resíduos Sólidos”:

https://www.agevap.org.br/edital-006-2024

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: