O 1º Fórum da Juventude e Sustentabilidade da Baixada Fluminense acontece nesta quinta-feira (31), em Seropédica, com a participação do Comitê Guandu-RJ no Painel “Água limpa e Saneamento”, a partir das 9h30, no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O convite ao Comitê e à Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) foi feito pela Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica, que realiza o evento em conjunto com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas).
Cerca de 200 jovens são esperados no Fórum que terá programação das 9h às 17h. No Painel “Água limpa e Saneamento”, os participantes vão destacar o ODS 6 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), dentro Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que trata sobre a “garantia de disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos”.
No Painel, o gerente da Agevap e responsável pela secretaria executiva que atende ao Comitê Guandu, Antônio Mendes, vai falar um pouco dos projetos na área de saneamento que o Colegiado desenvolve na Região Hidrográfica II, especialmente o Sanear o Guandu, que é o maior programa de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas em execução no país.
Os jovens vão poder conhecer também um pouco mais sobre a estrutura do Comitê e do Grupo de Trabalho de Juventude (GTJ), que é uma porta de abertura para a participação dos deles no Colegiado.
O Comitê quer cada vez mais incentivar a participação das novas gerações na discussão pela segurança hídrica. Um exemplo disso é o concurso ambiental e cultural Cine Guandu, voltado para alunos em instituições de ensino superior ou do ensino médio e/ou técnico, públicas ou particulares. Antônio vai reforçar o convite para as inscrições que são gratuitas e seguem abertas até o dia 15 de dezembro de 2024, conforme previsto no edital publicado no site do Comitê (veja o link abaixo).
O Comitê Guandu quer motivar os estudantes, por meio da elaboração de vídeo feitos por eles, a pensar nas questões ambientais importantes que impactam toda a sociedade, principalmente na Bacia do Rio Guandu. Além de exercitarem o seu conhecimento, os jovens têm a oportunidade de serem premiados.
O tema deste ano para a produção dos vídeos é “Mudanças climáticas e recursos hídricos”.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post