Ciclone extratropical: ALERTA de risco para fenômeno que chega ao Brasil
10 de julho de 2023

Entenda o que é o ciclone extratropical, que pode atingir a região Sul do país nos próximos dias e entenda seu risco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre o risco de um ciclone extratropical atingir algumas cidades da região Sul do Brasil nesta semana. Mas afinal, você sabe o que é um ciclone extratropical e como ele se forma?

Um ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que ocorre em latitudes médias, distante da região equatorial. Embora seja mais comum na Europa, América do Norte e Ásia, também pode ocorrer em países do Hemisfério Sul, como o Brasil.

Adapt Link Internet - Black Friday

Esse tipo de ciclone é geralmente acompanhado por fortes ventos e chuvas intensas, podendo até mesmo ocorrer neve em algumas regiões. Segundo informações da CNN, os ciclones extratropicais se formam a partir da diferença de temperatura entre a região equatorial e as latitudes médias.

O ar quente da região equatorial sobe, enquanto o ar frio das latitudes médias desce, gerando um conflito que resulta na formação dos ciclones.

Veja a diferença de um ciclone tropical e um ciclone extratropical

Ciclones são fenômenos meteorológicos que envolvem ventos fortes e baixa pressão atmosférica. Mas nem todos os ciclones são iguais. Eles podem ser classificados em dois tipos principais, que costumam causar confusão: extratropicais e tropicais.

Os ciclones extratropicais se formam nas latitudes médias e altas, ou seja, nas regiões mais afastadas da linha do Equador. Eles são causados pela interação de massas de ar com diferentes temperaturas e umidades, que geram áreas de instabilidade. Os ciclones extratropicais costumam provocar chuvas intensas, ventanias e queda de temperatura.

Já os ciclones tropicais se formam nas latitudes baixas, ou seja, nas regiões mais próximas da linha do Equador. Eles são alimentados pelo calor e pela umidade dos oceanos, que fazem com que o ar quente suba e crie uma área de baixa pressão. Os ciclones tropicais podem atingir velocidades muito altas e causar estragos enormes, como furacões, tufões e tempestades tropicais.

É fundamental acompanhar os alertas meteorológicos e seguir as recomendações das autoridades para garantir a segurança da população diante da possibilidade de ocorrência desses fenômenos.

Um ciclone extratropicais está se aproximando do Litoral Sul do Brasil, o que deve resultar em mudanças significativas no clima de Santa Catarina nos próximos dias. Por conta disso, a Defesa Civil emitiu alerta para chuvas intensas e risco de ressaca, principalmente nas cidades costeiras.

O ciclone deve se formar entre segunda-feira (10) e terça-feira (11). Segundo a Defesa Civil, ele trará chuvas, rajadas de vento intensas e risco de ressaca e mar agitado.

Devido à formação do ciclone na região entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai, a maior influência será sentida nos ventos ao longo da costa e na agitação do mar, com possibilidade de ressacas e inundações costeiras.

Ciclones são comuns no Brasil?

Ciclones são fenômenos que se caracterizam por uma baixa pressão central e ventos intensos que giram em sentido horário ou anti-horário, dependendo do hemisfério. No Brasil, os ciclones mais comuns são os extratropicais, como esses de Santa Catarina, que se formam nas latitudes médias e afetam principalmente a região sul do país.

Apesar de estarem chegando no inverno, quando são mais comuns, esses ciclones podem ocorrer em qualquer época do ano. Eles podem provocar chuvas fortes, rajadas de vento, queda de temperatura e ressaca no mar.

Fonte: Edital Concursos Brasil

https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2023/07/ciclone-extratropical-alerta-de-risco-para-fenomeno-que-chega-ao-brasil/

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: