Chuva forte provoca alagamentos em regiões do Rio; veja vídeo
31 de outubro de 2023

 

Fonte: EXTRA

Adapt Link Internet - Black Friday

Após um dia de intenso calor, ventos e chuvas fortes atingem algumas regiões do estado do Rio. Na tarde desta terça-feira, foram registrados alagamentos em Petrópolis, na Região Serrana. A Defesa Civil emitiu um alerta, às 16h11, alterando o estágio operacional do município.

“Fique atento aos sinais de deslizamentos e não enfrente áreas inundadas/alagadas. Em caso de emergência, ligue 199. A Defesa Civil segue monitorando as condições do tempo e pode emitir alertas a qualquer momento”, diz o comunicado. Com as chuvas, houve aumento no nível do Rio Quitandinha e o trânsito precisou ser interrompido na Rua Coronel Veiga. No entanto, às 17h, a via foi liberada.

Em nota, a Concer informou que “não há lentidão na subida da serra de Petrópolis”. No entanto, “o trecho do km 99 sentido Juiz de Fora permanece ocupado devido a um deslizamento de terra de pequeno porte, mas com risco de queda de árvore, sujeito à interdição temporária de pista para poda emergencial”.

Já em Teresópolis, também na Região Serrana, a Defesa Civil informou que houve uma ocorrência de desabamento no bairro Pimentel, além da queda de uma árvore na Rua Waldir Barbosa Moreira, perto da Rodoviária, na Várzea. Até às 16h35, a região com o maior índice pluviométrico em 1 hora foi o Parnaso, com 52.4mm. Na localidade do Corta Vento, as sirenes foram acionadas às 15h33.

Veja os pontos que registram alagamentos em Teresópolis:

  • Praça Dos Expedicionários, em São Pedro;
  • Rua Carmela Dutra, em Agriões;
  • Rua Tenente Luiz Meireles, no Bom Retiro;
  • Rua Edmundo Bittencourt, na Várzea;
  • Rua Júlio Rosa, na Tijuca;
  • Rua Manoel José Lebrão, em Ermitage;
  • Rua das Paineiras, na Paineiras.

O temporal também atingiu o distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo os moradores, as regiões mais afetadas foram a “Pedreira”, o “Ponto Final de Xerém” e o “Café Torrado”. Nas localidades conhecidas como “Chapéu do Sol” e “Tia Anastácia”, os fortes ventos arrancaram as telhas de metal de casas.

Casa desaba em Xerém — Foto: Reprodução
Casa desaba em Xerém — Foto: Reprodução

Em um dos casos, outra residência foi atingida pelo material metálico. De acordo com a Defesa Civil, a pancada de chuva forte durou cerca de 20 minutos em Xerém. Porém, fez a corporação cumprir o protocolo de segurança e acionar quatro sirenes. O vento forte derrubou três árvores na localidade Chapéu do Sol, sem causar vítimas. Não foram registrados desabamentos e algumas vias ficaram alagadas por pouco tempo.

A Defesa Civil pede aos moradores de áreas consideradas de risco que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro ou os pontos de apoio, localizados em igrejas, associações de moradores e escolas de cada distrito, e que liguem imediatamente para os telefones 199 e 08000230199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Previsão de chuva moderada a forte

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) afirmou que monitoram precipitações em todo o Estado. Os Bombeiros do Rio já atenderam mais de 30 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas horas, em todo o território fluminense.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) destacou que está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos e enviando alertas para os municípios. Neste momento, é alto o risco hidrológico e geológico na Região Serrana, com alerta de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Foram registrados os transbordamentos dos rios Paquequer, em Teresópolis e do Quitandinha, em Petrópolis. Houve orientação para mobilização e acionamento de sirenes nos dois municípios. A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada a forte em todo estado.

RECOMENDAÇÕES EM CASO DE VENTO FORTE:

O Centro de Operações Rio reforça as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros:

EM CASA:

– Feche portas e janelas

– Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre

– Feche o registro de gás

– Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair

– Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

NA RUA:

– Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas

– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar

– Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção

– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda

– Cuidado! Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida.

RECOMENDAÇÕES EM CASOS DE RAIOS:

O Centro de Operações Rio reforça, a seguir, as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do RJ diante de raios:

– Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas;

– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;

– Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;

– Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;

– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

– Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.

Fonte: EXTRA

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: