Bombeiros do RJ atenderam cerca de 30 ocorrências relacionadas às chuvas da madrugada deste domingo
21 de janeiro de 2024

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) seguem mobilizados, monitorando as precipitações em todo o Estado e atuando para prevenir e minimizar quaisquer danos.

Os Bombeiros RJ realizaram cerca de 30 atendimentos relacionados às chuvas desde a madrugada deste domingo (21.01), em todo o Estado, a maioria referente a salvamentos de pessoas, inundações e alagamentos. Até o momento, não há relatos de novas vítimas. Doze mortes foram confirmadas no Estado desde sábado (13.01).

A corporação está usando um sonar de última geração para tentar localizar duas pessoas que seguem desaparecidas após as chuvas do último fim de semana. Os trabalhos com o side scan, que rastreia o fundo do mar, se concentram na Baía de Guanabara, onde desembocam os principais rios que cortam a Baixada Fluminense. A operação de buscas também conta com drones, barcos de alumínio e equipes de mergulhadores.

A Operação do CBMERJ para resposta às chuvas conta com o empenho de 2.400 militares, incluindo bombeiros extras divididos em Grupos de Resposta ao Desastre (GRDs), com apoio de viaturas de salvamento, ambulâncias, barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas por inundações e alagamentos, drones, aeronaves para busca de vítimas e monitoramento das áreas atingidas, cães farejadores, além de especialistas em resgate em soterramentos e estruturas colapsadas, entre outros recursos.

Defesa Civil

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.

O Risco hidrológico é MUITO ALTO nos municípios do RIO DE JANEIRO, BELFORD ROXO, DUQUE DE CAXIAS, MESQUITA, NILÓPOLIS, NOVA IGUAÇU e SÃO JOÃO DE MERITI.

O Risco hidrológico é ALTO nos municípios de NITERÓI, MAGÉ, SEROPÉDICA, PETRÓPOLIS, QUEIMADOS e PARACAMBI.

O Risco geológico é ALTO nos municípios de PETRÓPOLIS, QUEIMADOS e PARACAMBI, DUQUE DE CAXIAS, RIO DE JANEIRO. BELFORD ROXO e CACHOEIRAS DE MACACU.

Previsão

Agora pela manhã, há registro de chuva fraca a moderada nas Baixadas Litorâneas, nas Regiões Serrana e Noroeste. O panorama meteorológico é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva moderada, em todas as regiões, a partir do período da tarde. Os ventos estarão moderados.

Edição: domingo, 21 de janeiro de 2024

Fonte: Diário de Petrópolis

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: