Outras dez cidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo Mangaratiba, Petrópolis e Nova Iguaçu, estão em alerta máximo para alagamentos
A prefeitura de Angra dos Reis (RJ) decretou situação de emergência neste sábado, 5, devido às fortes chuvas que atingem o município.
O temporal causou alagamentos, deslizamentos, transbordamento de rios e danos em diversos bairros. Ao todo, 346 pessoas estão desalojadas.
Alertas por SMS e sirenes foram acionados em 46 localidades. O município ativou 36 pontos de apoio, incluindo quatro abrigos.
Com o decreto, Angra poderá acessar recursos estaduais e federais, realizar compras emergenciais e adotar medidas imediatas, como evacuação de áreas de risco e uso temporário de imóveis privados.
Segundo a Defesa Civil municipal, o volume de chuvas acumulado ultrapassou 324 mm em 24 horas e chegou a 357 mm em 48 horas.
Além de Angra, outras dez cidades do estado, incluindo Mangaratiba, Petrópolis e Nova Iguaçu, estão em alerta máximo para alagamentos, segundo o monitoramento do governo estadual. A classificação é de “risco muito alto” devido ao volume de chuvas acumulado.
Alagamentos em várias regiões do RJ
As fortes chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro neste sábado, 5, causaram transtornos em diferentes regiões, incluindo a capital, a Baixada Fluminense, a Região Serrana, o Sul Fluminense e a Costa Verde.
Na zona norte da capital, um deslizamento de terra atingiu uma residência no Morro do Andaraí durante a madrugada. Ninguém ficou ferido.
Na Região Serrana, o Rio Quitandinha transbordou e o Centro de Petrópolis ficou interditado pela manhã. A Defesa Civil acionou sirenes no Alto da Serra, Vila Felipe, São Sebastião e Alto Independência.
Em Duque de Caxias, o bairro Parque Fluminense registrou 213 mm em 48 horas — volume esperado para 50 dias.
A BR-040 chegou a ser fechada preventivamente no sentido Juiz de Fora, mas foi reaberta por volta das 12h15 na subida da Serra, próximo à praça de pedágio em Duque de Caxias.
Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o município entrou em estado de alerta máximo após registrar mais de 80 mm de chuva em 24 horas. Já em Duque de Caxias, novos alagamentos foram registrados na manhã deste sábado.
Fonte: Oantagonista
Deixe a sua opinião sobre o post