Alunos exploram ecossistema no Espaço Manancial em atividade do projeto “Amigos do Guandu”
12 de novembro de 2024

Estudantes de Paracambi e Itaguaí participam de atividades interativas de educação ambiental no Rio de Janeiro

O projeto Amigos do Guandu levou alunos das escolas municipais Comandante Azeredo Coutinho, de Paracambi, e Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, de Itaguaí, para uma experiência educativa no Espaço Manancial, o Centro de Inovação Socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), no Rio de Janeiro. Nos dias 7 e 8 de novembro, os estudantes participaram da ação “Exploradores”, uma atividade promovida pelo Comitê Guandu-RJ que integra o projeto de educação ambiental e segue até dezembro com diversas atividades focadas na conscientização ecológica.

Durante a visita, os alunos participaram de um quiz e atividades interativas voltadas ao cuidado com a água, preservação das matas ciliares e a destinação correta dos resíduos. O aprendizado foi reforçado com atividades lúdicas, e cada grupo de estudantes foi orientado por educadores das escolas e funcionários do Manancial.

A tecnologia teve papel especial na experiência, com o uso de óculos de realidade virtual, permitindo que os alunos fizessem uma “visita” à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu. Além disso, o espaço conta com uma impressora 3D, onde as crianças puderam observar objetos criados pela tecnologia. Encerrando o passeio, o grupo subiu ao terraço do prédio, com vista para pontos turísticos da cidade, como o Maracanã e o Cristo Redentor.

Para Pietra da Silva Oliveira, de 9 anos, aluna do 3° ano da Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, a experiência foi memorável: “Gostei muito da parte do laboratório. Eu gostei de tudo, do jogo e dos óculos de realidade virtual e da impressora 3D”, afirmou entusiasmada.

As alunas Júlia Luiza do Nascimento e Rayssa Conceição de Andrade, do 5º ano da Escola Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, também demonstraram entusiasmo com a visita. “Eu amei a experiência, adorei as atividades, os lanches… foi tudo muito bom!”, comentou Júlia. Rayssa complementou: “Eu gostei muito das coisas que a gente visitou também, lá em cima que a gente viu a paisagem, eu amei, amei demais”.

Próximas ações do projeto “Amigos do Guandu”

Dentro da programação do projeto, as duas escolas receberão em novembro a equipe da Cedae para a ação “Replantando Vida”. No dia 13, alunos da escola de Itaguaí participarão de uma oficina de plantio de mudas de espécies nativas, e no dia 22, será a vez dos alunos de Paracambi. Em ambas as ocasiões, as crianças receberão a cartilha educativa do projeto “Amigos do Guandu” e escreverão cartas ao futuro, que serão guardadas em uma cápsula do tempo a ser reaberta em dez anos.

O projeto “Amigos do Guandu” conta com apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e das prefeituras de Paracambi e Itaguaí.

Fonte: Diário do Rio

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: