A Escola Municipal Olavo Bilac de Seropédica celebra aniversário da Flona Mário Xavier com plantio de árvores nativas
8 de outubro de 2024

Nesta terça-feira (08), alunos da Escola Municipal Olavo Bilac, de Seropédica, participaram das comemorações pelos 38 anos da criação da Floresta Nacional (Flona) Mário Xavier, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Como parte da programação, os estudantes realizaram o plantio de 35 mudas de árvores nativas, uma ação simbólica que reforça o compromisso com a preservação ambiental.

Acompanhados pela professora Mariana Pipa, os alunos receberam orientações da equipe do Projeto de Extensão Guarda Compartilhada Flona Mario Xavier sobre segurança ao entrar na mata, utilizando perneiras para evitar o risco de picadas de cobras durante o plantio. Além dos alunos da E.M. Olavo Bilac, estudantes do curso de Geografia da UFRRJ, envolvidos no Programa Guarda Compartilhada, também marcaram presença no evento.

Durante a trilha ecológica, a floresta se transformou em uma sala de aula ao ar livre. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversas espécies da flora e fauna locais, ampliando o entendimento sobre os ecossistemas da região. Ao observar o solo e as plantas, as crianças desenvolveram maior interesse pela preservação ambiental, fazendo perguntas curiosas e mostrando entusiasmo pelo aprendizado.

O Programa de Extensão Guarda Compartilhada da Flona Mário Xavier, foi criado e é coordenado pela professora Dra. Karina Bueno Vargas, tem como principal objetivo aproximar os moradores de Seropédica da Floresta Nacional e promover o uso sustentável deste espaço. Criado para incentivar atividades conjuntas entre a comunidade e o Horto Florestal, o projeto desempenha um papel fundamental na conscientização ambiental, principalmente entre os jovens.

De acordo com a Dra. Karina, os roteiros biogeográficos desenvolvidos para as trilhas auxiliam no reconhecimento das dinâmicas ambientais da região, despertando a curiosidade dos alunos sobre a biodiversidade e estimulando a proteção do meio ambiente. “Comemoramos o aniversário de 38 anos da Flona Mário Xavier como unidade de conservação. Desde a sua criação, em 8 de outubro de 1986, essa área tem sido fundamental para a proteção da biodiversidade e a promoção de práticas sustentáveis. Buscamos mostrar a importância histórica e cultural desta floresta, que foi construída com o esforço dos primeiros imigrantes, além de debater os problemas ambientais que ainda enfrentamos, como as queimadas que afetam a vegetação e a biodiversidade local.”

A Floresta Nacional Mário Xavier, com seus 493 hectares, é o mais importante fragmento de floresta nativa de Seropédica, constantemente ameaçado por incêndios descontrolados. Administrada pelo ICMBio, a Flona desempenha um papel essencial na preservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas, como a Physalaemus soaresi, uma rãzinha única no Brasil, cujo habitat natural foi parcialmente impactado pela construção do Arco Metropolitano.

O projeto liderado pela Dra. Karina Bueno Vargas destaca-se pelos inúmeros benefícios à comunidade e à preservação ambiental. Ao proporcionar uma conexão mais próxima entre os moradores e a Floresta Nacional, o projeto incentiva uma relação de cuidado e responsabilidade com o meio ambiente. Além disso, o envolvimento de estudantes em atividades práticas, como o plantio de árvores, amplia a consciência ecológica e promove o uso sustentável dos recursos naturais, garantindo um futuro mais verde e consciente para Seropédica.

 

 

 

 

 

 

 

 

Área de comentários
Anônimo - 8 de outubro de 2024

Parabéns Karine e toda equipe da guarda compartilhada pela parceria com a Secretaria Municipal de educação de Seropédica.

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: