Além de capturar informações pessoais dos clientes, quem tenta gerar uma segunda via do boleto no site falso pagará uma conta em que o dinheiro irá para os criminosos e não para a empresa.
Golpe novo na praça! Bandidos estão usando um site falso da agência virtual da Light para lesar consumidores de energia no Rio de Janeiro. Através do portal, os bandidos capturam informações pessoais dos clientes e geram uma conta de luz fake. Ao emitir e pagar o boleto, o valor vai direto para os estelionatários, e não para a empresa. Além disso, o página flasa pode aparecer no topo do ranking de buscas do Google, por meio de um anúncio
A Ligt informou que já identificou o site externo e que, no boleto gerado, é possível ver que o beneficiário não é a empresa, mas sim um golpista. A companhia fez um boletim de ocorrência na Polícia Civil e acionou o Google para denunciar a publicidade que leva até o site falso.
A distribuidora de energia reforça que os consumidores podem diminuir as chances de cair em golpes como este seguindo dicas básicas de segurança:
- – Acesse o endereço seguro e verificado da Agência Virtual da Light, onde é possível emitir a segunda via de conta e outros serviços. O endereço é https://agenciavirtual.light.com.br/ . Repare que a indicação de site seguro está presente no site da agência virtual, que é o protocolo HTTPS no início da URL e um cadeado identificando a proteção.
- – Um dos canais oficiais de comunicação entre a Light e seus clientes é a Lia, a representante virtual da empresa no WhatsApp, que tem selo de verificação de autenticidade. Basta o consumidor salvar na agenda de contatos do celular o número 21-99981-6059 e falar com a Lia. Por meio dela, é possível obter, com segurança, a segunda via da conta de energia, trocar o nome do titular da fatura, renegociar dívidas com a empresa, etc;
- – Antes de realizar qualquer pagamento, confira o nome do beneficiário que está descrito no boleto. No caso da Light, o beneficiário correto é LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S A;
- – Caso o cliente cai neste tipo de golpe, ele deverá entrar em contato com sua agência de relacionamento bancário para abertura de contestação/reclamação, uma vez que o comprovante enviado favorece a outra empresa, e não à Light.
Fonte: Diário do Rio
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post