Desembargador considerou que, em algumas regiões, seria necessário uso de veículos blindados e reforço policial para instalação das urnas eletrônicas
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mudou os locais de votação em 10 cidades do Rio de Janeiro, incluindo a capital, por questões de segurança. Cerca de 444 seções foram alteradas, atingindo cerca de 1 milhão de eleitores.
A Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional, da Justiça Eleitoral do estado, entendeu que 93 áreas precisavam de veículos blindados e grande mobilização policial para instalar as urnas eletrônicas.
No entanto, desse total, o presidente do TRE, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, escolheu as 53 consideradas mais críticas.
As cidades são as seguintes: Belford Roxo; Duque de Caxias; Nova Iguaçu; Itaguaí; Japeri; São João de Meriti, na Baixada Fluminense; Itaboraí; Niterói, na região metropolitana; Sapucaia e no Centro-Sul fluminense.
O desembargador reconheceu que os antigos locais de votação não ofereciam segurança por causa de ações do crime organizado, e que as mudanças visam também a evitar que o eleitor se desloque por mais de um quilômetro para votar.
Saiba como consultar o novo local
A Justiça Eleitoral recomenda que a população consulte seu local de votação com antecedência, para evitar eventuais transtornos na hora de ir às urnas. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro. A verificação pode ser feita de três formas. No aplicativo e-Título e por telefone, o número é: (21) 3436-9000. Outra forma de verificação é por meio do site oficial. Acesse clicando aqui. Veja passo a passo para realizar a consulta:
- Depois de acessar o site, clique em “Consulte se o seu lugar de votação mudou”;
- Em seguida, acesse “Onde votar”;
- Preencha todas as colunas com seus dados pessoas;
- A partir disso, o novo endereço ficará disponível.
Fonte: SBT News
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post