Tribunal Superior Eleitoral julga se prefeito reeleito em outubro poderá assumir seu mandato
Prefeito eleito em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mas fora do mandato por decisão da Justiça, Rubem Vieira aguarda a decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre seu caso, mas não deixa de manter o planejamento de governo em caso de vitória. Confiante numa decisão favorável, após o pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques, no último dia 11/03, Rubão, como é popularmente conhecido, fez reunião, nesta terça-feira (25/03), com os postulantes aos cargos de secretário em caso de decisão favorável a ele.
Vale ressaltar que, desde o dia 1º de janeiro de 2025, Haroldo de Jesus, presidente da Câmara Municipal de Itaguaí, ocupa interinamente a cadeira de prefeito da cidade.
O TSE começou a julgar o caso em março. O relator da ação, ministro André Mendonça, votou pela manutenção da impugnação da candidatura de Rubem Vieira. O pedido de vista de Nunes Marques, entretanto, adiou a decisão final. Não há previsão de retomada do julgamento.
Em caso de manutenção da impugnação, Itaguaí terá nova eleição. Em caso de vitória de Rubão, o prefeito eleito assume imediatamente seu segundo mandato.
Fonte: Diário do Rio
Deixe a sua opinião sobre o post