A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, 22 de fevereiro de 2023, e termina na quinta-feira da semana santa, 6 de abril de 2023.
Esse é um tempo de penitência para os cristãos, em que a igreja recorda o período de 40 dias em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.
Apesar de fazer referência ao número 40, esse período não compreende exatamente 40 dias. Para explicar essa contagem, somamos a quarta-feira de cinzas até o sábado antes da Páscoa (inclusive), resultando em 46. De seguida, tiramos 6, que correspondem ao número de domingos que há no período da Quaresma, e temos os 40 dias.
A Quaresma termina na quinta-feira santa, porque a partir desse dia, à tarde, tem início outro período importante para a Igreja. Esse período é chamado de tríduo pascal, e compreende as últimas celebrações da Semana Santa: a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e, finalmente, a Páscoa.
O que é Quaresma
A Quaresma é um tempo de arrependimento e mudança para os cristãos.
Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.
Por isso, durante a Quaresma, os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade, a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.
Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto. Além disso, os fiéis são estimulados a fazer exames de consciência e a confessar-se.
A cor da liturgia Quaresmal é o roxo, que lembra o recolhimento, e será esta tonalidade que estará nos paramentos dos sacerdotes e nos templos.
A Quarta-feira de Cinzas
A quarta-feira de cinzas é o dia seguinte ao Carnaval. Também chamado de Dia das Cinzas.
Esse é o primeiro dia da Quaresma, que é um período de reflexão e arrependimento. A Quaresma começa na quarta de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa (semana antes da Páscoa).
Quaresma vem da palavra “quarenta”. Ela faz referência ao tempo em que Jesus esteve sozinho no deserto e o demônio fez-lhe várias provocações.
Significado da quarta-feira de cinzas
A quara-feira de cinzas é um tempo que propicia arrependimento e confissão.
Os cristãos reservam a data para a reflexão, arrependimento dos pecados cometidos e para fazer jejum (principalmente, deixando de comer carne vermelha e, em vez dela, consumindo peixe), pois desta forma, recordam o jejum feito pelo próprio Jesus, quando ele esteve no deserto e foi desafiado e provocado pelo demônio.
Além disso, a quarta-feira de cinzas é um dia em que os fiéis católicos devem ir à missa. Nesta, ocorre uma cerimônia onde os presentes são benzidos com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.
Ao benzer os fiéis, geralmente na testa, o padre traça a cruz enquanto recita as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
A pequena cruz feita com a cinza sinaliza o estado de penitência que o fiel deverá guardar no período da quaresma, bem como representa a fragilidade humana, de forma a recordar o que está escrito no Livro do Gênesis:
“Com o suor do seu rosto
você comerá o seu pão,
até que volte à terra,
visto que dela foi tirado;
porque você é pó,
e ao pó voltará”.(Gênesis 3, 19)
Como é contado o período da Quaresma
O período da Quaresma vai desde a quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa.
A contagem do período da Quaresma, que faz referência aos 40 dias em que Jesus esteve no deserto, é feita da seguinte forma: a partir da quarta de cinzas contamos os dias até o sábado antes da Páscoa, conhecido como sábado de aleluia. O resultado é 46.
Depois disso, tiramos 6, que é o número de domingos que há no período da Quaresma. O resultado é 40.
A partir da quinta-feira santa à tarde, tem início um novo período, o chamado tríduo pascal. O tríduo pascal compreende a sexta-feira santa, o sábado de aleluia e a Páscoa.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post