O dia de Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes para os católicos. “É a apresentação pública da nossa fé. Pois sabemos que a Eucaristia não é apenas um pedaço de pão, mas o próprio Jesus ressuscitado que está ali e que caminha entre nós”.
Tudo começou na última ceia, quando Jesus pegou o pão e disse: Isto é meu corpo; tomou o vinho e disse: Isto é meu sangue, e concluiu pedindo aos apóstolos: Fazei isto em minha memória. Há dois mil anos obedecemos a este pedido do Mestre e, todos os dias, na celebração eucarística (Santa Missa) repetimos as mesmas palavras e gestos de Jesus.
As Paroquias de Seropédica, Nossa Senhora das Graças, Maria Mãe da Igreja e Santa Teresinha comemoraram nesta quinta-feira (16) Corpus Christi, sendo que é uma forma de homenagem a Eucaristia um dos sacramentos do Catolicismo.
Este ano a paróquia Nossa Senhora das Graças substituiu o tradicional tapete de Corpus Christi por doação de alimentos não perecíveis. As arrecadações foram direcionadas à pastoral social, tendo a Santa Teresa de Calcutá como inspiração para os serviços. A sede da pastoral está localizada na comunidade São José no bairro Boa Esperança, loteamento Mutirão, e atende na extensão de Peixoto, Jardim Maracanã, Seropédica no quilômetro 50 e Mutirão. O trabalho social acontecia aos terceiros domingos de cada mês, porém com a pandemia, os 9 agentes se organizaram em três grupos para melhor atenderem aos assistidos em suas residências. Hoje totaliza 57 famílias cadastradas, em torno de 42 socorridas e 15 assistidas. Além dos alimentos, graças às doações financeiras, incluem auxílios com remédios, gás e cozinha, contas à pagar e demais despesas de acordo com a necessidade das famílias. “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” Madre Teresa de Calcutá.
O Padre Paulo Sergio foi quem celebrou a Santa Missa, e as primeiras palavras que foi dita logo no início da missa, revelam a motivação pela qual estamos reunidos naquele espaço comum: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. O que nos une não é a simpatia ou algum outro interesse afetivo ou interesse material, o que fundamentalmente nos une é o amor de Deus. No final da celebração foi realizado a Procissão e o encerramento com a bênção do Santíssimo Sacramento.
A Santa Missa na Paroquia Santa Teresinha, foi Celebrada pelo Padre Fabio de Melo, onde a comunidade confeccionou Tapetes Lindos simbolizando que expressa a importância daquele que irá passar por ali, é “estender o tapete” para Jesus passar. As ruas ao redor da Praça ali enfeitadas também expressam o nosso desejo de uma cidade mais bonita e um mundo mais florido. Sabemos que, por onde Deus passa, tudo se transforma e fica mais florido e luminoso. Uma cidade ou sociedade sem Deus tornam-se feias e caóticas. A fé é linda!
A caminhada da procissão tem um rumo e um desfecho: ajoelhar-se em adoração diante de Jesus e receber a sua bênção. Quem se ajoelha diante de Deus, não se ajoelhará diante de nenhum outro poder humano, pois sabe que somente diante do Senhor Jesus todo joelho se dobrará.
A Santa Missa na Paroquia Maria Mãe da Igreja foi Celebrada pelo Padre Jefferson, que realizou a Procissão pelas ruas ao redor da comunidade dom Bosco, onde reuniu centenas de fiéis onde lembra a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida, em que Deus o alimentou com o maná no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo de Deus é alimentado com o corpo do próprio Cristo.
Durante a Procissão os fiéis acompanharam o Santíssimo entoando louvores ao Senhor Jesus Cristo. No final da Santa Missa foi realizado a Benção do Santíssimo.
Vejam abaixo fotos das três Festividades das Paroquias de Seropédica
Paroquia Nossa Senhora das Graças
Paroquia Santa Teresinha
Paroquia Maria Mãe da Igreja
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post