Paroquianos da Igreja Santa Teresinha confeccionam os Tapetes de Corpus Christi.
Assim como muitas outras tradições que ainda mantemos atualmente, a criação dos tapetes de Corpus Christi é algo herdado de Portugal ainda durante o período da colonização. Por lá, a prática de decorar as portas das igrejas com desenhos que fazem referência a vinho, pão e outros elementos litúrgicos já existia na região dos Açores desde o século XIII.
A tradição do tapete de Corpus Christi pega como base um evento bíblico que aconteceu pouco antes da Paixão de Cristo, quando Jesus, entrando em Jerusalém, é acolhido pela população que cobriu as ruas por onde ele passava com ramos e mantos. A diferença é que, no dia dedicado ao Corpo de Cristo (tradução literal do nome dessa festa), o chão fica coberto com os desenhos para a passagem do Santíssimo.
Vale mencionar que, dentro do calendário litúrgico da Igreja Católica, esse é o único dia do ano em que o padre caminha de maneira oficial com o Ostensório (nome dado ao objeto onde a hóstia sagrada é armazenada) pelas ruas dos bairros das paróquias, abençoando aqueles que estão ao longo do trajeto.
É muito emocionante ver estas verdadeiras obras de arte feitas com muito amor e devoção pelos fiéis ao nosso redentor Jesus Cristo, que morreu por nós. As telas foram confeccionadas pela Secretaria de Turismo e Cultura de Seropédica.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post