No proximo Domingo dia 2 de abril, a Paroquia Nossa Senhora das Graças ira realizar a Santa Missa de Ramos com uma procissão, que vai dar inicio a Semana Santa.
“Momentos marcantes são rememorados nestes dias como a Entrada Triunfal do Senhor em Jerusalém, a instituição da Eucaristia, a Paixão, Morte e a Ressurreição do Filho de Deus”.
Neste domingo 26 de março o Padre Paulo Sergio explica que o Domingo de Ramos relembra o momento em que Jesus adentrou na cidade de Jerusalém e as pessoas o acolheram com palmas, ramos de oliveira, louvando a sua entrada, a mesma forma como se faziam com os reis.
Em sua homilia ele destacou sobre a Morte de Lazaro: “No nosso itinerário quaresmal, chegamos ao 5 domingo de quaresma, caracterizado pelo Evangelho da ressurreição de Lázaro. Jesus se apresenta como o SENHOR DA VIDA. A doença e a morte do amigo Lázaro constituem ótima oportunidade para uma profissão de fé em Jesus Cristo, que se apresenta como a Ressurreição e a Vida. Entre as ressurreições operadas por Cristo, a de Lázaro tem uma importância fundamental, pois se trata de um morto que está no sepulcro há quatro dias.
Neste Evangelho deste quinto Domingo da Quaresma é o da Ressurreição de Lázaro. Lázaro era irmão de Marta e de Maria; eram muito amigos de Jesus. Quando Ele chegou a Betânia, Lázaro já estava morto há quatro dias; Marta correu ao encontro do Mestre e disse-lhe: “Se Tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido!”
Lázaro estava doente há alguns dias, as irmãs mandaram chamar Jesus para que fosse vê-lo e o curasse. Mas Betânia era longe e Jesus ficou ainda dois dias no local onde se encontrava. Jesus foi para Judéia e de lá partiria para Betânia. Quando chegou em Betânia, Lázaro havia morrido há quatro dias e muitos judeus estavam consolando Marta e Maria.
Quando Marta soube que Jesus chegou foi ao seu encontro, Maria ficou sentada em casa. Marta disse a Jesus que se ele tivesse chegado antes, seu irmão não teria morrido, mesmo assim ela confia em Jesus, mantém a fé e diz que sabe que o que Jesus pedir a Deus, Ele concederá. Jesus diz para Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida e quem crê em mim, mesmo que morra viverá”. Jesus ainda complementa: Crês isto? E Marta responde com certeza que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo que devia vir ao mundo. Depois de dizer isso ela foi chamar a sua irmã que estava dentro de casa.
Ao nos aproximarmos da celebração da Páscoa do Senhor, que significa a passagem da morte para a vida, a nossa fé católica nos diz que estamos aqui de passagem e que ao morrermos viveremos eternamente ao lado de Deus. O Evangelho do quinto domingo da Quaresma nos traz a certeza da ressurreição e do cumprimento das promessas de Jesus.
Jesus pediu para que elas o levassem onde haviam sepultado Lázaro. Jesus, como bem sabemos, era humano e divino, por isso, se sente comovido com a morte do amigo e chorou. Os judeus que estavam em volta do local disseram: “vede como ele o amava”. E outros com o intuito de provocar diziam: “Este, que abriu os olhos aos cegos, também não podia ter feito com que Lázaro não morresse”? E Jesus novamente ficou profundamente comovido e chegou ao túmulo, era uma caverna fechada com uma pedra.
Jesus disse: “Tirai a pedra”, e Marta, a irmã do morto interveio: “Senhor, já cheira mal” e Jesus disse: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” Tiraram então a pedra. Jesus eleva a Deus uma forte oração e ao final diz: “Lázaro, vem para fora”. O morto saiu atado de mãos e pés, com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então, Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar”. Com isso, muitos judeus que haviam ido à casa de Marta e Maria e viram o ocorrido, passaram a crer em Jesus.
Na cena deste Evangelho, constatamos que Deus é o Deus da vida e não da morte. A morte é natural para todo ser humano e não tem como evitar que isso aconteça, mas vemos nesse evangelho que Deus tem o domínio sobre a morte e a vida sempre tem a palavra final. Tenhamos fé em nosso coração e acreditemos no Deus da vida. Que a Virgem Maria nos ajude para termos tranquilidade diante da morte.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post