A Paroquia Nossa Senhora das Graças realizou Santa Missa do 4º Domingo da Quaresma, celebrada pelo Padre Paulo Sergio, que em sua Homilia falou sobre o Amor Gratuidade
O início da vida espiritual é marcado por um sentimento de profunda gratidão para com Deus. O recém convertido medita sobre sua vida passada e percebe o quanto o Senhor o amou, mesmo não sendo ele merecedor de tamanha graça, dada a quantidade de misérias nas quais costumava manchar. Esta relação é a do servo com o Senhor. Trata-se de um amor inicial, por meio do qual a pessoa abandona aqueles pecados mais grosseiros, à procura de uma vida mais em conformidade com os mandamentos da Lei Divina.
Mostramos nosso amor quando agimos por gratuidade, não por causa de uma dívida a ser paga.
Notem: há uma enorme diferença entre a dedicação do empregado ao patrão e a dedicação do amigo ao outro. Enquanto o primeiro age por interesse, ainda que seja legítimo e justo, o segundo faz o bem pelo amado, mesmo que este não possa retribuir. Deus não quer nosso amor simplesmente porque Ele nos consola com Sua graça e providência; temos de nos converter ao ponto de chegarmos à conclusão de que valeria a pena viver para Cristo ainda que não houvesse um Céu. Isso explica o porquê de Deus permitir a chamada aridez espíritual neste período do caminho para a perfeição. Ele se esconde para que o procuremos com determinada determinação.
Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. Deus não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar.
Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos!
Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus, em virtude de nossa união com Jesus Cristo. Assim, pela bondade que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza de sua graça.
Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão, para que nós as praticássemos.
Vivemos tão acostumados às relações de troca, que corremos o risco de imaginar que Deus nos trata também assim. Entretanto, o Senhor não nos ama pelo fato de termos escolhido viver com Ele. Paulo nos diz que: “A prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores”
Deus nos ama e pronto! Não precisamos fazer nada para pagar por esse amor. Todavia, quanto mais nos deixarmos amar por Ele, mais nossa vida vai adquirir Seu modo de agir. Com Deus aprendemos a perdoar como Ele nos perdoou, a buscar o Pai na oração assim como Jesus buscou; descobrimos que, na realidade concreta onde estamos, posso ser fonte de comunhão, não de divisão.
O Senhor nos ajude, hoje, a experimentarmos esse amor gratuito e amarmos também com gratuidade.
Avisos
No próximo dia 19, terça-feira, será celebrada Missa Festiva de São José, na Igreja do Mutirão a partir das 19 horas. A igreja fica localizada na Rua Bento Rodrigues Noia, próximo a Escola Municipal e Posto de Saúde
Abre inscrições para o Curso de Crisma, que terá início após a Pascoa, inscrições aos sábados pela manhã, ou depois das missas dos domingos
Precisa-se de pessoas que ajudem na Campanha da Fraternidade, nas Paroquias: Santa Terezinha, Nossa Senhora da Graças e Maria Mãe da Igreja
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post