Paroquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica celebrou nesta quinta-feira (30), a Solenidade de Corpus Christi, pelo Padre Paulo Sergio.
A Solenidade teve início no Salão Paroquial com a Benção do Santíssimo Sacramento, após a benção houve a procissão até a Igreja do Cruzeiro, onde o Padre Paulo Sergio levou o Santíssimo Sacramento até o Tabernáculo.
“Durante a Solenidade de Corpus Christi, nós cristãos reafirmamos nossa fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Acreditamos que o pão e o vinho consagrados durante a Missa se transformam no Corpo e no Sangue de Cristo”. Destaca o Padre Paulo Sergio.
Durante a homilia o Padre Paulo Sergio reafirmou que ao celebrarmos juntos a Eucaristia e participarmos das atividades da Solenidade de Corpus Christi, nós cristãos fortalecemos nossa comunhão com Cristo e uns com os outros, como membros do corpo de Cristo, que é a Igreja: “Meus irmãos e irmãs em Jesus Cristo, hoje estamos celebrando a Eucaristia, o ápice, a volta a Igreja que vive na Eucaristia, por isso a Eucaristia a missa, é a oração mais importante do cristão, não existe outra oração mais importante que a missa. Na missa temos a presença de Jesus Cristo pela sua palavra pela Eucaristia”.
A Missa é considerada uma das orações mais significativas e poderosas para nós católicos, pois é o momento em que a comunidade se reúne para celebrar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz e receber os dons da Eucaristia. A Missa é um momento de comunhão profunda com Deus e com os outros fiéis. Durante a Missa, nós católicos louvamos e adoramos a Deus por seu amor e misericórdia, especialmente através do sacrifício de Cristo na cruz. É um momento de expressar gratidão e reverência a Deus.
A Missa é uma oração litúrgica que segue uma estrutura específica, incluindo leituras da Bíblia, orações, cânticos e ritos sacramentais. Essa oração é considerada uma das formas mais completas de adoração e intercessão. Participar da Missa regularmente é uma fonte de renovação espiritual para os católicos. Eles acreditam que a graça recebida na Eucaristia os fortalece para viver sua fé no dia a dia e enfrentar os desafios da vida.
O Padre Paulo Sergio relata o momento que Jesus entrega o pão e o vinho aos seus apóstolos, que é encontrado nos Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) e também no Primeiro Episódio de Coríntios, na Bíblia. Esse evento é conhecido como a Última Ceia e é uma parte central da narrativa da Paixão de Cristo.
“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomai, comei; isto é o meu corpo’. Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-o aos discípulos, dizendo: ‘Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados’.”
“Esses relatos descrevem como Jesus instituiu a Eucaristia durante a Última Ceia, antes de sua prisão e crucificação, instruindo seus discípulos a continuar celebrando esse sacramento em sua memória”.
A Solenidade de Corpus Christi é uma oportunidade para nós cristãos renovarmos nossa devoção pessoal e espiritual à Eucaristia, buscando uma maior compreensão e apreciação desse sacramento central da fé católica.
Em resumo, a Solenidade de Corpus Christi é uma ocasião significativa para os cristãos celebrarem, testemunharem e renovarem sua fé na presença viva de Cristo na Eucaristia, fortalecendo assim sua identidade espiritual e comunitária como seguidores de Jesus Cristo.
Pascom: Pastoral da Comunicação da Paroquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post