A Paroquia Nossa Senhora das Graças, Comunidade do Cruzeiro celebrou nesta quinta-feira (8), Santa Missa de Corpus Christi, a solenidade foi dirigida pelo Padre Paulo Sergio.
“Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que a solenidade foi instaurada como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição. Nesta solenidade relembramos o momento em que Cristo partilhou o pão e o vinho com os discípulos na última ceia.
Logo no início da Celebração houve a benção com Ostensório e em seguida foi realizada a procissão saindo do Cruzeiro até a Igreja.
A solenidade de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão em que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa vida.
É uma ocasião ímpar de testemunhar nossa fé, de que a Eucaristia é a alma da Igreja. Não existe Igreja sem Eucaristia. É, também, oportunidade de invocar bênçãos sobre as famílias, os enfermos, os surrados pela vida de nossa rica cidade. Que a Festa de Corpus Christi deste ano tenha um sabor de menos violência, menos mentiras maquiadas de verdades, menos corrupção, menos inveja, menos competição na busca de poder e prestígio. Que nossa sincera homenagem à Santíssima Eucaristia nos ajude a caminhar juntos no espírito da sinodalidade*, superando de uma vez por todas as pandemias e viroses da insensibilidade, do confronto, da agressividade e dos contravalores que nos animalizam ao invés de nos humanizar. Que a Festa de Corpus Christi impulsione todos os cristãos e cidadãos da aniversariante cidade de Ribeirão Preto a melhorarem sua qualidade de vida, sendo Anjos uns dos outros!
A Paroquia Nossa Senhora das Graças este ano não confeccionou os Tapetes de Corpus Christi, preferindo a doação de 1 kg de alimento não perecível doados pelos membros da Igreja para montar as cestas básicas que são entregues a 50 famílias inscritas na Campanha da Fraternidade.
* (Em suas próprias palavras, a sinodalidade “é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” porque é uma “dimensão constitutiva da Igreja”. É por isso que o Papa Francisco pediu um Sínodo sobre a Sinodalidade, que vem acontecendo desde 2021 e vai até 2024.)
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post